segunda-feira, 26 de julho de 2010

PORTUGAL:Crise afecta imigrantes em Portugal

LISBOA-A crise tem vindo a agravar a já precária situação de muitos estrangeiros em Portugal. A situação é reconhecida pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Inter-cultural (ACIDI), que regista mais de mil casos atendidos desde o início do ano.
A natureza dos trabalhos desempenhados por muitos dos estrangeiros que escolheram vir trabalhar para Portugal torna a sua situação mais precária, explica Rosário Farmhouse: “Muitos dos emigrantes têm vínculos laborais frágeis, estão em áreas que se ressentiram muito com a crise, como a construção civil e os serviços domésticos, e não têm retaguarda familiar, pelo que a situação fica muito agravada.”
A Alta Comissaria da Imigração e Diálogo Inter-cultural indica que tem aumentado o número de pedidos de ajuda: “Os nossos centros nacionais de apoio ao imigrante temos sentido um aumento de procura do gabinete de apoio social, também porque temos postado na divulgação do gabinete.”
Desde o início do ano, há registo de 1027 atendimentos, e durante 2009, foram atendidos 2067 casos. Rosário Farmhouse aplaude, todavia, o apoio dado pela Segurança Social: “Situações de extrema pobreza são acompanhadas pela Segurança Social como se apoio de um cidadão português se tratasse, e isso tem ajudado a que muitas famílias não fiquem totalmente desprotegidas”, explicou.
A realidade dos emigrantes é o tema de Julho do Programa Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, sob o mote “oportunidades sem fronteiras".
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=113757

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.