quinta-feira, 15 de julho de 2010

RELIGIÃO:Seminário sobre Islão, Cristianismo e Europa

Conferências pretendem combater clima de xenofobia na Europa.

BRUXELAS-"A função dos líderes religiosos na luta contra a discriminação e a difamação da religião" é o tema do seminário que se realiza hoje(14 de Julho), em Bruxelas, na Bélgica, no âmbito do segundo ciclo de encontros sobre o diálogo inter-religioso, intitulado "Islão, Cristianismo e Europa".
O evento é promovido pela Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) juntamente com o departamento de Bruxelas da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) e a Fundação Konrad Adenauer.
Numa nota, a COMECE explica que a discriminação e a difamação da religião constituem um sério problema na Europa. Basta observar o aumento da popularidade da retórica anti-islâmica manifestada no sucesso dos partidos xenófobos nas recentes eleições no âmbito europeu, nacional e local, e no crescimento do anti-semitismo. Por isso, os líderes religiosos irão reflectir sobre a função das comunidades religiosas na luta contra os preconceitos e as falsas convicções que estão na base destas discriminações.
O que podemos aprender das experiências passadas em relação à difamação religiosa na Europa, o papel das Igrejas e comunidades religiosas para reforçar a compreensão recíproca, e modelos de interacção com a sociedade civil e a política a fim de promover sociedades pacíficas e tolerantes são algumas perguntas que serão abordadas, hoje, no encontro que contará com a participação do conselheiro teológico, Rev. Martin Affolderbach, da Igreja Evangélica na Alemanha, do director do Instituto Islâmico de Ciências e Educação, em Hamburgo, Ali Özgür Özdil, e do grão-rabino da grande Sinagoga da Europa, localizada em Bruxelas, Albert Guigui, entre outros conferencistas.
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.