terça-feira, 17 de agosto de 2010

CV:NEPAD apresenta a Cabo Verde transformação do programa em agência

PRAIA-O director executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) afirmou na passada sexta-feira, na capital cabo-verdiana, que a transformação da NEPAD em agência pretende promover a integração regional e incluir a avaliação da governação em África.
Ibrahim Mayaki encontra-se de visita a Cabo Verde, onde se encontrou com autoridades locais e proferiu uma palestra sobre os objectivos da NEPAD para os próximos três anos.
Durante a sua intervenção, Mayaki falou do processo de transformação da NEPAD, que passou de secretariado executivo a agência de desenvolvimento, integrada na União Africana.
Uma transformação que, segundo o dirigente, teve por propósito contribuir de "forma mais vincada" para a integração regional, incluindo a avaliação da boa governação e a promoção de projectos de "grande envergadura" para o desenvolvimento do continente.
"A nova NEPAD tem como objectivo primordial facilitar a execução de programas e projectos de alta qualidade para promover o desenvolvimento e integração regional de África", adiantou.
O responsável da organização explicou ainda que desde a criação da NEPAD houve reflexões sobre a dimensão da governação, tanto política como económica, tendo sido criado um mecanismo de avaliação, ao qual os Estados aderem voluntariamente, para um exercício de diagnóstico em que se examina a qualidade da governação.
"É um processo de diagnóstico que termina por relatório que examina e determina os feitos de qualidade e os de não qualidade no quadro da governação e faz proposta de melhorias. Um processo analisado por peritos de todo o continente e totalmente independente, com vista a favorecer a governação globalmente", acrescentou.
Ibrahim Mayaki explicou ainda que a clarificação de políticas e os mecanismos de implementação de acções de segurança alimentar na região africana, a criação de planos de integração regional e a formação das lideranças necessárias são os desafios para a NEPAD a médio e longo prazo para conseguir uma transformação real do continente.
No quadro da sua visita a Cabo Verde, o director executivo da NEPAD foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito, e pelo presidente da República, Pedro Pires.
Criada em Julho de 2001, durante a 37ª cimeira da União Africana, a NEPAD foi um compromisso dos líderes africanos baseado numa visão comum de colocar os países do continente, quer individual quer colectivamente, no rumo do desenvolvimento.
As prioridades sectoriais do desenvolvimento incluem investimentos em infra-estruturas (energia, transportes, abastecimento de água e saneamento básico) e a resolução de problemas relativos à saúde, educação, agricultura, ambiente e desigualdade de género.
http://www.oje.pt/noticias/africa/nepad-apresenta-a-cabo-verde-transformacao-do-programa-em-agencia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.