sábado, 7 de agosto de 2010

HOLANDA:EUA diz que alvos holandeses estão na mira de terroristas

HAIA-A Holanda é o primeiro país mencionado numa lista de nações europeias ameaçadas de serem alvo de terroristas, de acordo com o governo dos Estados Unidos. A ameaça seria principalmente a representações holandesas no exterior, como empresas e embaixadas.
Holanda, Dinamarca, Alemanha, França, Grã-Bretanha e Bélgica: estes são os países europeus, em ordem decrescente, para os quais o risco de atentados terroristas é atualmente mais alto. Esta informação foi publicada no relatório Country Reports on Terrorism 2009, do Ministério de Relações Exteriores dos EUA.
Interesses vulneráveis
Na própria Holanda, o Serviço Nacional de Combate ao Terrorismo (NCTb) considerou em dezembro do ano passado que o nível de ameaça reduziu de ‘substancial’ para ‘limitado’. Mas, segundo a porta-voz Judith Sluiter, o NCTb levou em consideração apenas o nível de ameaça dentro do país.
“Nós colocamos em nossa análise que interesses holandeses no exterior continuavam vulneráveis. Acredito que isto esclareça por que os Estados Unidos mantiveram o nível de ameaça ‘alto’ para a Holanda. O relatório norte-americano também cita a redução feita pelo NTCb.”
Iniciativa e energia
Mas ainda não está claro em que se baseia a ordem dos países mencionados no relatório dos EUA. Ele cita a participação de tropas holandesas no Afeganistão. Também pode-se ler que, em 2009, a Holanda mostrou “iniciativa e energia” na luta contra o terrorismo e no trabalho conjunto com os EUA.
Além disso, o documento cita repetidamente o fracassado atentado terrorista a um voo da North West Airlines no dia de Natal. O autor, um nigeriano, viajou de Lagos até o aeroporto de Schiphol, em Amsterdão, onde embarcou no voo que ia para Detroit.
Queda global
Não houve graves atentados terroristas na Europa, segundo o relatório, com exceção de bombas do ETA e de um fracassado ataque suicida em uma caserna em Milão. Segundo o Departamento de Estado dos EUA, em todo o mundo o número de atentados e de vítimas diminuiu em 2009.
Mesmo assim, ainda foram 11 mil atentados em 83 países, nos quais cerca de 15 mil pessoas morreram. A presença da Al-Qaeda no Paquistão ainda é, segundo os EUA, a maior ameaça, embora as redes terroristas em geral tenham perdido apoio no mundo islâmico. Um dos motivos é que, com frequência, muitos muçulmanos também estão entre as vítimas.
Por RNW Radio Netherlands Worldwide

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.