sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BRASIL:Lula veste cores da Petrobras para comemorar maior capitalização de sempre

SÃO PAULO-O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vestiu hoje as cores da Petrobras para assinalar a maior capitalização já feita por um empresa na história do capitalismo.
Vestido com um paletó laranja e com um capacete semelhante ao utilizado pelos trabalhadores da estatal brasileira, Lula da Silva participou da abertura simbólica da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
"Não foi em Frankfurt, não foi em Londres, não foi em Nova York, foi na Bovespa, a maior operação do capitalismo mundial", disse o presidente, depois de confessar que a sua "alegria não tinha tamanho".
O aumento de capital da Petrobras foi o maior de sempre, num total de 115,05 mil milhões de reais (66,9 mil milhões de dólares), superando a oferta do Agricultural Bank of China (22,1 mil milhões de dólares), até ali a mais elevada deste ano.
Com aquela operação, a estatal brasileira transformou-se na segunda maior petrolífera do mundo, atrás apenas da norte-americana Exxon e à frente da Petro China.
No discurso, Lula da Silva recordou que antes de assumir a presidência do Brasil, em 2003, era motivo de temor dos empresários, por causa de suas propostas consideradas radicais.
"Há dez anos eu passava aqui e as pessoas tremiam de medo", disse Lula, arrancando sorrisos das dezenas de empresários e de executivos da empresa que acompanharam a cerimónia.
"Exactamente como presidente, vejo esse momento auspicioso do capitalismo [brasileiro]. Nunca antes da história da humanidade nós tivemos uma operação da envergadura da Petrobras", disse.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sublinhou que a capitalização da Petrobras foi realizada "num momento em que a economia mundial vive problemas, com a escassez de recursos", resultado da crise global de 2008.
"O Brasil não terá a maldição do petróleo. Eu diria que será a bênção do petróleo", disse o ministro, para quem a "capitalização da Petrobras é um sinal dos bons tempos" que a economia brasileira atravessa.
Mantega salientou que a Petrobras é "um dos principais agentes de desenvolvimento" do país, com investimentos que "exercem grande impacto na economia".
Os recursos obtidos com a operação vão financiar o plano de investimentos da petrolífera para o período 2010-2014, no total de 224 mil milhões de dólares.
A capitalização da Petrobras insere-se num conjunto de mudanças na regulação do sector, promovida pelo presidente Lula da Silva, depois da descoberta de grandes reservas no litoral do país.
Com as mudanças, a estatal passou a ser a única operadora na região das grandes reservas, com potencial estimado de 80 mil milhões de barris, o que poderá transformar o Brasil no detentor da sexta maior reserva mundial de petróleo.
http://www.oje.pt/noticias/internacional/lula-veste-cores-da-petrobras-para-comemorar-maior-capitalizacao-de-sempre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.