sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CABO VERDE:Cerca de quatro mil cabo-verdianos já se recensearam em Portugal

Cerca de 4 mil cabo-verdianos residentes em Portugal já se registaram no processo de recenseamento eleitoral em curso, que termina no próximo dia 26 de Novembro, anunciou em Lisboa uma fonte da Comissão Nacional de Eleições.
Hélio Sanches manteve nos últimos dias várias reuniões de trabalho em Portugal, para avaliar da forma como está a decorrer o novo processo de recenseamento.
"Neste momento cerca de 4 mil cabo-verdianos já estão recenseados. Há uma boa perspectiva desse processo continuar no bom caminho" disse Hélio Sanches, que acrescentou esperar que a maioria dos cabo-verdianos radicados em Portugal se registe, durante uma conferência de imprensa.
Presentemente, encontram-se inscritos na Secção Consular da embaixada de Cabo Verde em Lisboa cerca de 140 mil cidadãos cabo-verdianos, e comparativamente ao anterior recenseamento, de 2005, registaram-se cerca de 19 mil eleitores.
Sem querer comprometer-se com números, tanto Hélio Sanches, como Maria Cristina Pereira, presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral em Portugal, disseram que a meta deverá fixar-se nos 10 mil eleitores inscritos até 26 de Novembro.
Todavia, precisou Hélio Sanches, o processo de recenseamento está permanentemente aberto, sendo aceites registos até 65 dias antes da ida às urnas.
Cabo Verde deverá realizar eleições legislativas até Março de 2011 e presidenciais ao longo do ano.
No encontro com a imprensa, Hélio Sanches reconheceu "constrangimentos" técnicos e falta de divulgação no processo de sensibilização dos cabo-verdianos residentes em Portugal, mas manifestou-se esperançado em ultrapassar esses problemas.
"Verifico que o recenseamento está a decorrer num clima de normalidade. Neste momento, o que falta é continuar com o processo, incentivando os cabo-verdianos para se virem recensear. Temos que fazer uma melhor divulgação do processo e constatamos que existem também alguns problemas técnicos", acentuou.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.