quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CEDEAO:Cimeira extraordinária da CEDEAO debate sexta-feira situação na Guiné-Bissau

ABUJA-A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúne-se na sexta-feira em Abuja, Nigéria, para discutir a situação na Guiné-Bissau e as recomendações feitas pelo comité dos chefes das Forças Armadas para a reforma do sector de defesa.
A cimeira extraordinária da CEDEAO foi convocada pelo chefe de Estado da Nigéria, Goodluck Johnatan, que assume a presidência da organização, na sequência de um alegado pedido pela presidência guineense de um contingente militar para a estabilização do país.
O presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, desmentiu o pedido em declarações à agência Lusa e à RDP/África, afirmando que se o tivesse feito "apresentaria documentos". "Se eu tivesse feito esse pedido vocês saberiam", acrescentou o presidente da Guiné-Bissau.
Segundo o ministro da Defesa guineense, a cimeira da CEDEAO vai discutir a questão da reforma do sector da defesa e segurança no país e de se fazer "algo como Angola está a fazer", aludindo ao apoio que Luanda vai dar aos sectores no âmbito da cooperação bilateral.
A 1 de Agosto, no final de uma reunião do Conselho Superior Militar, a presidência guineense anunciou que as autoridades políticas e militares do país estavam de acordo com o princípio do envio de uma força de estabilização.
Depois de uma deslocação à Guiné-Bissau entre 10 e 12 de Agosto, os chefes das Forças Armadas da CEDEAO concluíram ser urgente dar continuidade ao processo de reforma do sector de Defesa e Segurança guineense.
Para já, ficou estabelecido que as Forças Armadas guineenses precisam ser reestruturadas, porque contam actualmente com mais oficiais do que soldados e também necessitam de formação nos domínios da cidadania, respeito pelos Direitos Humanos e princípios democráticos.
As Forças Armadas guineenses precisam também de fundos para dar início ao programa de reconstrução de casernas e reequipamento das instalações militares.
http://www.oje.pt/noticias/africa/cimeira-extraordinaria-da-cedeao-debate-sexta-feira-situacao-na-guine-bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.