terça-feira, 14 de setembro de 2010

COMUNIDADES:ENTREVISTA COM NECAS MARTINS-MPD FRANÇA

CABO VERDE PRECISA DE UM GOVERNO FORTE, SÉRIO, COMPETENTE E QUE NÃO VENDA ILUSÕES AOS CABO-VERDIANOS

A Comissão Politica do MpD da região política especial da Holanda tem realizado várias actividades de carácter político-partidárias com vista a sensibilizar os cabo-verdianos a participarem no recenseamento eleitoral que decorre neste momento um pouco por toda a diáspora cabo-verdiana.
Recentemente fomos convidados a participar num encontro em que estiveram presentes vários dirigentes do maior partido da oposição como Joana Rosa, Victor Coutinho, Filomena Gonçalves mas também dirigentes das estruturas do Luxemburgo e da França.
Aproveitamos para ter uma conversa com Necas Martins membro da Comissão Politica do MpD da região Politica especial da França.
Rádio Atlântico - Esteve na Holanda a participar num evento organizado pelo MpD Holanda. Que importância teve para si esse encontro?
Necas Martins - O encontro foi extremamente importante porque serviu para troca de experiências com as outras estruturas do MpD na diáspora. Foram abordadas e discutidas questões do recenseamento eleitoral, conviver de perto com os militantes e simpatizantes do partido e ficou patente que o MpD está coeso, forte, determinado e maduro.
RA - É sinal que as Estruturas do MpD da região do Benelux estão sintonizadas?
NM - Efectivamente é um sinal claro que o MpD na diáspora está bem organizado, coeso e dinâmico rumo a vitória nas eleições legislativas de 2011 que será um ano de uma nova mudança, um ano para dar ao país um novo rumo e salvar Cabo Verde do abismo da má governação do Paicv.
RA - O Recenseamento já começou em França?
NM - Segundo dados oficiais o recenseamento já se encontra em curso há duas semanas. De Segunda a Sexta-feira das 09H00 às 18H00 e aos Sábados e Domingos a mesma hora na embaixada de Cabo Verde em Paris.
RA - Quantos postos móveis serão criados? Acha que são suficientes?
NM - Em princípio são dois: um em Marseille e outro em Nice. Quer dizer que os outros cabo-verdianos residentes noutras regiões da França foram excluídos deste processo. É o caso da Região de Moselle que distam de Paris três horas de carro mas o MpD tudo fará para que esses cabo-verdianos possam exercer o seus direitos e deste modo participar na vida política de Cabo Verde.
RA - O seu Partido está preparado para dar o seu contributo no Recenseamento Eleitoral?
NM - Claro que o MpD tudo fará para ajudar nesse processo e dar o nosso contributo naquilo que for necessário mas também encontrar uma solução para o caso já apontado e discutir com as autoridades competentes na busca de uma solução prática para esta questão. Estamos também dispostos em discutir e negociar conjuntamente com a Associação cabo-verdiana de Moselle na cedência de um espaço para a instalação de um posto móvel, caso essa proposta for aceite pela Comissão de Recenseamento.
RA - Em França temos uma embaixada e vários consulados honorários. A nossa embaixada responde as expectativas e demandas dos nossos conterrâneos? Fazem um trabalho de proximidade?
NM - O que eu posso avaliar pessoalmente do serviço prestado pela Embaixada de Cabo Verde em Paris é um serviço ainda com muitas insuficiências que padecem de soluções uma vez que as demandas são muitas e o tempo de resposta é longos uma das preocupações compartilhadas por quase todos os cabo-verdianos residentes em França. Uma Embaixada de proximidade isso nem falar porque por essas paragens esse serviço não existe mas gostaríamos que ela fosse uma realidade.
RA - Sabe dizer-me onde estão concentrados os cabo-verdianos em França e se estão organizados em Associação?
NM - A comunidade cabo-verdiana está espalhada e em maior número em Paris, Marseille, Nice, Moulouse e Moselle e está efectivamente organizada em associações desportivas, recreativas e culturais.
RA - Porque pensa que o seu partido vai ganhar ás próximas eleições Legislativas em Cabo Verde?
NM - O MpD vai ganhar as eleições porque é preciso mudar para tirar o país do marasmo em que se encontra, porque o MpD é hoje de novo a esperança dos cabo-verdianos, hoje o MpD é um partido mais forte e maduro, portador de grandes capacidades e competências, de uma grande experiência de governação. Acredito que hoje o MpD é o maior partido cabo-verdiano e está preparado para governar Cabo Verde em 2011. Ao contrário do Paicv que ao longo dos dois mandatos se preocupou em vender a sua imagem, um partido que já se encontra esgotado, um governo que não conseguiu cumprir as metas que definiu no seu programa de governo, o desemprego vem aumentando de ano para ano, o investimento estrangeiro reduziu drasticamente, os impostos já não dão para financiar as despesas correntes do estado e para compensar o governo esta a endividar o país através de empréstimos, um governo sem politicas para os sectores da educação, saúde, energia, égua, saneamento, o transporte marítimo ou seja a ligação entre as ilhas é deficitária, a insegurança, um governo que prioriza o estado em prejuízo das pessoas, famílias e empresas, um governo que centraliza em vez de descentralizar, um governo sem politicas viradas para emigração mas sim nas vésperas das eleições criou um Ministério da Emigração fantasma cuja sua criação foi meramente eleitoralista, em suma Cabo Verde precisa de um governo forte, sério, competente e que não venda ilusões aos cabo-verdianos, Cabo Verde e os cabo-verdianos precisam do MpD no Governo em 2011.
PERFIL
Necas António Ramos Martins nasceu na Freguesia de Nossa Senhora do Livramento-Santo Antão a 04 de Junho de 1969. É Técnico de construção civil. Em Cabo Verde desempenhou várias outras funções: foi docente de alfabetização, delegado municipal, representante do Ministério das Infra-estruturas e dos transportes assim como foi Deputado Municipal na Câmara Municipal da Ribeira Grande. Actualmente reside e trabalha em França na região deUckange.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=30163&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.