segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CV:Reunião em Cabo Verde analisa "as novas constelações políticas"

PRAIA-A primeira reunião internacional dos Pontos Focais da Iniciativa Africana para o Atlântico (IAA) decorre hoje na Cidade da Praia, com a análise das "novas constelações políticas" por representantes de mais de 20 países de África.
Numa nota de imprensa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde lembra que o encontro surge na sequência da decisão tomada durante a primeira Reunião Ministerial dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico, realizada em Rabat (Marrocos) em Agosto de 2009, em que participaram os chefes da diplomacia de mais de 20 países africanos costeiros do Oceano Atlântico.
Esta reunião, organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano em parceria com o Secretariado Permanente da iniciativa, com sede em Marrocos, reunirá na Cidade da Praia a maioria dos pontos focais.
A reunião visa elaborar um documento que será depois discutido pelos ministros à margem da 65.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorrerá entre 20 e 30 deste mês em Nova Iorque.
O documento poderá ser aprovado posteriormente, durante a segunda Reunião Ministerial dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico, prevista para o próximo mês de Novembro, em Rabat.
"Com a reconfiguração da governança global e o surgimento de novas constelações geopolíticas, a região atlântica emerge como uma zona de interesse acrescido e actualmente objecto de vários debates", refere a nota do MNE cabo-verdiano.
"Os desafios económicos, ambientais, sociais e securitários nesse espaço do Atlântico são múltiplos, evolutivos e cada vez mais complexos", acrescenta-se no documento.
Para isso, conclui o comunicado, "é necessário que os países Africanos Costeiros do Atlântico criem e promovam uma identidade própria e indivisível, com vista à criação de um espaço geopolítico de diálogo e de cooperação, quer na sua dimensão africana, quer numa dimensão geográfica mais alargada, numa perspectiva progressiva, colectiva e solidária".
http://oje.sapo.cv/noticias/nacional/reuniao-em-cabo-verde-analisa-as-novas-constelacoes-politicas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.