domingo, 31 de outubro de 2010

CV(ASEMANA):Manuel Inocêncio Sousa defende, em Lisboa, presidência pró-activa

LISBOA-O presidenciável Manuel Inocêncio de Sousa desafiou, este sábado, em Lisboa, os empresários e os empreendedores a trabalharem “em parcerias” com outros cabo-verdianos ou estrangeiros para desenvolver Cabo Verde.
O político falava num encontro na livraria CEBUCHHOLZ, com vista a preparar a sua candidatura à Presidência da República em 2011.
Perante uma audiência diversa, onde se viam poucos empresários cabo-verdianos e alguns portugueses, o ministro de Estado e das Infra-estruturas referiu que “Cabo Verde não está hoje longe de uma democracia Ocidental avançada” e “tem perspectivas optimistas”, negando, no entanto, que tudo seja “cor-de-rosa”.
O país, disse, tem 24 a 26 por cento de pobreza e um desemprego que em algumas ilhas atinge os 25%. Acentuou que, “numa abordagem objectiva , pode verificar-se que a vida tem vindo a melhorar, houve grandes alterações e há muitos desafios”.
Nuno Lopes, investigador, quis saber qual o contributo para mudar a mentalidade, mesmo entre os jovens, de um certo comodismo. Um dos empresários cabo-verdianos, André Moreira, notou que tem havido muita dificuldade em Portugal em reunir uma associação de empresários. O realizador e coreógrafo António Tavares questionou Manuel Inocêncio onde estava a cultura no meio destas preocupações, “se ela é afinal o principio de tudo?”
Manuel Inocêncio disse ter uma visão de “presidência pró-activa, dentro dos limites constitucionais cabo-verdianos” e “motivadora da nação cabo-verdiana no país e seus componentes no mundo, numa nova etapa: iniciativa empresarial de empreendedorismo”.
Sobre a cultura referiu que muito se tem discutido, há ideias abstractas, mas reconheceu que, ao contrário de outros sectores, Cabo Verde ainda não encontrou o posicionamento estratégico adequado ao lugar que a cultura merece.
Manuel Inocêncio de Sousa terá segunda-feira, pelas 17H00, no auditório Ruy de Carvalho, em Oeiras, um encontro com a comunidade cabo-verdiana.
OL-http://asemana.sapo.cv/spip.php?article57737&ak=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.