segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CV:Dia Nacional da Cultura instituído há cinco anos

PRAIA-O Dia Nacional da Cultura foi instituído em 2005. A data 18 de Outubro, é o dia em que se celebra o nascimento do Poeta Eugénio Tavares. Este ano uma série de actividades marcam as comemorações.
A 18 de Outubro de 1867 nascia Eugénio Tavares, um dos maiores poetas de Cabo Verde. Aos 63 anos, poeta faleceu no dia 1 de Junho (1930) em Nova Sintra, Brava. Em 2005, a data foi instituída por decreto executivo como o Dia Nacional da Cultura Cabo-verdiana.
Um dos eventos que marcam este ano a efeméride é a a apresentação do dossier de candidatura do Campo de Concentração do Tarrafal a Património da Humanidade junto da UNESCO. A equipa responsável pelo projecto foi apresentada no sábado em Tarrafal.
Na Cidade Velha, hoje há música e teatro na rua. Numa sessão na autarquia vai ser anunciado o Prémio Mário Fonseca, criado em conjunto com a Universidade Jean Piaget.
Na Praia, é exibido às 18h, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, o Documentário “Eugénio Tavares, Coração Crioulo”, de Júlio Silvão, projecto vencedor por cabo verde, da Primeira Edição do Doc TV CPLP.
Em São Vicente, as comemorações começaram com o concurso de esculturas de areia na Laginha. Hoje o todo o dia acontece uma mini-feira do livro e à noite artistas do Mindelo promovem um concerto na réplica da Torre de Belém, com transmissão directa na Rádio Nacional de Cabo Verde.
Em Lisboa, a data é assinalada com um evento no Palácio da Foz. A Embaixada de Cabo Verde e a Fundação Eugénio Tavares realizam uma Sessão de Homenagem a Eugénio de Paula Tavares - o criador de "Força de Cretcheu".
*Campo de Concentração do Tarrafal: Equipa responsável pela candidatura a Património da Humanidade apresentada sábado
*"Urbanu": Palácio Ildo Lobo promove cultura urbana
*Nos Guenti , nos Cultura
SAPO CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.