sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CV(INFORPRESS):Cabo Verde define as áreas de intervenção para o compacto II do MCA



PRAIA-A ministra das Finanças, Cristina Duarte, garantiu que Cabo Verde já definiu as grandes áreas de intervenção para o segundo compacto do Millennium Challenge Account (MCA), para o qual o país foi seleccionado, segundo avança a agência de notícias Inforpress.
Água e saneamento, o cadastro com vista a aumentar o nível de segurança jurídica nas transacções patrimoniais, o sector privado e o ensino superior especializante, virado para os quatro clausters (mar, céu, sociedade do conhecimento e clauster financeiro) são as áreas já identificadas e apresentadas ao Millennium Challenge Corporation (MCC).
A escolha dessas áreas, de acordo com Cristina Duarte, foi feita com base numa análise de fundo dos constrangimentos ao crescimento económico de Cabo Verde.
"Com base nesse diagnóstico elaboramos os documentos de base que, em princípio deverão desembocar na identificação dos projectos, e com base nisso elaboramos os concept paper em que determinam quais são as grandes áreas de intercepção e em que molde essas intervenções devem ser feitas", explicou.
A titular da pasta das finanças adiantou que as propostas para o segundo compacto do MCA foram já apresentadas ao MCC Washington, que analisou e recomendou alguns ajustamentos das mesmas.
Apesar de ter já iniciado as negociações com o MCC, Cristina Duarte disse que ainda não há uma estimativa de custo, assegurando que a ideia do governo é trabalhar essas quatro componentes sem levar em conta o constrangimento financeiro.
"Como é evidente, o MCC vai dizer o que pode e quer financiar. Na certeza, porém, de que estamos a fazer todo o trabalho de casa, porque é uma grande conclusão que já chegamos - se fizermos o nosso trabalho de casa, se colocarmos os nosso documentos técnicos correctos, conseguimos mobilizar fundos e a um custo competitivo", sublinhou.
Cabo Verde tem até Setembro de 2011 para entregar toda documentação à direcção do MCC. O próximo passo, afiançou a governante, será o da elaboração dos estudos de viabilidade dos projectos.
Refira-se que Cabo Verde concluiu o primeiro compacto com sucesso e no prazo inicialmente estipulado, permitindo assim ao país ter uma grande vantagem negocial no que se respeita ao segundo compacto.
http://oje.sapo.cv/noticias/nacional/cabo-verde-define-as-areas-de-intervencao-para-o-compacto-ii-do-mca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.