domingo, 31 de outubro de 2010

CV(LIBERAL):CARLOS VEIGA EM S.ANTÃO

MAIS DE 3000 JOVENS GRITARAM “MESTE MUDÁ”
PORTO NOVO- O périplo de Carlos Veiga pela Ilha de Santo Antão começou já na passada 4ª feira, no concelho de Porto Novo. Desde a cidade de Porto Novo, até ao interior de todo o concelho, de Ribeira dos Bodes a Martiene, passando por Ribeira da Cruz, Ribeira das Patas, Círio ou Alto Mira, o líder do MpD foi recebido como o sinal da esperança que vai faltando a este povo abandonado à sua sorte pelo governo de Cabo Verde.
Com um brilhozinho nos olhos e muito afecto, as populações do Porto Novo ouviram o líder do MpD e abriram-lhe as suas vidas com a preocupação de quem vive a realidade do isolamento, do desemprego, da pobreza e do abandono. Neste concelho eminentemente agrícola, Carlos Veiga tomou conta da realidade e apontou soluções e garantias que o futuro governo do MpD assumirá a partir de 2011.
Apesar das chuvas recentes que vestiram a ilha de verde, mas que destruíram muitas estradas e cortaram o acesso a algumas populações, as gentes de Porto Novo, sobretudo do interior, vivem situações inacreditáveis para um povo de um país que se diz de desenvolvimento médio. Povoações sem comunicação telefónica, sem transporte público, com apenas 3 horas de energia por dia, com cantinas escolares onde são pedidos dez escudos por dia aos pais das crianças para estas poderem ter um copo de leite, ou, sessenta escudos para estas terem direito a uma refeição de muito má qualidade, são algumas das verdades que não se vêem ou escutam nos órgãos de comunicação social do Estado.
“OS POBRES E FRACOS QUE ABREM A BOCA COMO NÓS, NÃO TÊM DIREITO A NADA”
A fractura social provocada pela pobreza e pelo desemprego, pelos salários em atraso ou pela impotência de centenas de jovens que terminam os seus estudos secundários e ficam sentados nos passeios das ruas à espera do futuro, porque não há bolsas nem recursos para continuar estudos, é brutalmente constrangedora.
«Não trabalho, não há dinheiro, Sr. Carlos Veiga, o dinheiro e os empregos deste governo é só para os mais altos, os ricos que são lá do partido deles. Os pobres e fracos que abrem a boca como nós, não têm direito a nada.» - assim se queixava um pobre sobrevivente numa localidade recôndita de Porto Novo, onde a discriminação política exercida pelo governo e pelo PAICV é escandalosa e gritante 35 anos depois da independência e 20 anos depois da democracia.
O medo da repressão ainda existe em Cabo Verde e neste povo de agricultores, apesar de tudo gente de coragem e capaz de se revoltar, que já sofreu muito com o PAICV no regime do partido único com as milícias e os tribunais populares, com a reforma agrária e com o 31 de Agosto.
TCV NEGA FAZER COBERTURA AO ENCONTRO DE CARLOS VEIGA COM A JUVENTUDE
A visita de Carlos Veiga ao concelho do Porto Novo terminou na noite de ontem, na cidade, com uma festa comício da juventude, onde Carlos Veiga foi recebido de forma eufórica por mais de 3000 jovens que o ouviram atentamente, que gritaram com determinação «Meste Mudá», que o aplaudiram com alegria e que festejaram o futuro com Carlos Veiga cantando e dançando a música da mudança. Pena é que todos os Cabo-verdianos não tenham tido possibilidade de assistir a esta festa! Apesar de atempadamente avisada, a televisão do Estado – a TCV – a mesma que acompanhou o líder do do PAICV em visita similar ao Porto Novo, recusou fazer a cobertura do líder da oposição com o argumento que estariam a estudar novos critérios de reportagem! Há evidências impossíveis de esconder. É destas que os RSF não sabem, senão… onde estaria Cabo Verde no ranking!...
A par com estas realidades que nos marcam de forma indelével, fica a paisagem natural de Santo Antão, que nos enche a alma com a brutalidade que emergiu do mar povoada pela coragem do Homem.
CARLOS VEIGA ABRIU ANO POLÍTICO EM SANTO ANTÃO

PORTO-NOVO- Presidente do MpD, Carlos Veiga, terminou esta ontem, dia 29, a sua visita ao município de Porto Novo, Santo Antão, com o comício de abertura do ano político na ilha. O candidato a Primeiro-Ministro classificou de “excelente” os contactos desenvolvidos no terreno, assegurando que tem havido boa recepção à mensagem do Movimento para a Democracia. “As populações têm-nos recebido com muita amizade, afectividade, mas também com muita atenção e interesse”. Esta missão a Porto Novo permitiu “sessões de diálogo” entre as populações e a Delegação do MpD, integrada ainda por Deputados Nacionais eleitos pelo MpD pela ilha de Santo Antão.
Nos contactos, foram ouvidos problemas e necessidades dos munícipes e o MpD levou a sua mensagem de esperança. Veiga assumiu compromissos perante as pessoas e deixou a garantia de que, a partir de 2011, com o MpD no Governo, tudo será melhor para os cabo-verdianos e cabo-verdianas.
EMBARGO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Questionado sobre o levantamento parcial do embargo aos produtos agrícolas de Santo Antão, o Presidente do MpD disse que este tem sido um dos temas de conversa com as populações. E observou que o Centro de Expurgo ainda não começou a funcionar e nem se sabe quando inicia funções.
“O sentimento é que (este levantamento) não vai resolver os problemas. É um levantamento muito limitado”, comentou Carlos Veiga que deseja um levantamento total, para que todos os produtos possam ser exportados.
ENCONTRO COM A POPULAÇÃO
O encontro realizou-se no largo Fundo Lombo Branco, no Porto Novo. Foi um comício para assinalar a abertura do ano político em Santo Antão.
Carlos Veiga deu uma “mensagem de confiança no país, que vale a pena lutar, ter esperança e ter confiança num futuro melhor. Há políticas diferentes que conseguem resultados diferentes. É tempo de mudar, é tempo de optarmos por novas vias para que as dificuldades crescentes que determinadas pessoas vêm sentindo nas suas vidas, possam ser ultrapassadas".
Fonte:http://liberal.sapo.cv/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.