sábado, 16 de outubro de 2010

CV:Somague, MSF e Etermar realizam 2ª fase das obras do porto da Cidade da Praia em Cabo Verde

PRAIA-Um consórcio de três empresas portuguesas está já a executar a segunda fase das obras de expansão e modernização do porto da Praia, no valor de 72 milhões de euros, depois de concluída a primeira fase do projecto.
O contrato de adjudicação foi assinado em fins de Agosto e as obras lideradas pela Somague, MSF e Etermar arrancaram em Setembro, devendo terminar no prazo de 30 meses.
A segunda fase - a primeira foi ontem oficialmente concluída e contou com o financiamento do Millenium Challenge Corporation (MCC) no valor de 53 milhões de dólares (40,7 milhões de euros) - abrange a reabilitação do cais existente, a construção do manto de protecção de parque de contentores e edificação do quebra-mar de 234 metros de extensão.
O projecto envolve ainda o prolongamento do cais número um para cerca de 450 metros, de modo a permitir que dois navios de contentores se movimentem ao mesmo tempo com maior facilidade, não obstante a movimentação de navios de combustíveis na extremidade do cais.
A dragagem da bacia de manobra para fundos e a instalação de um sistema de apoio à navegação, assim como a construção do parque de contentores, são outras das componentes da obra.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, destacou a "parceria preciosa" com Portugal que, no seu entender, está a permitir modernizar portos, aeroportos e estradas.
Por seu lado, o ministro das Infra-estruturas cabo-verdiano, Manuel Inocêncio Sousa, garantiu que o porto da Praia será dotado de todas as condições para grandes operações, defendendo que o executivo está a fazer um grande esforço para mudar profundamente o sistema portuário cabo-verdiano.
"Trata-se, por outro lado, de uma forma de estimular o investimento privado na modernização da frota dos transportes marítimos, com vista a ter uma transformação qualitativa profunda em todo o sistema de transportes marítimo em 2011/12, altura prevista para que estas medidas venham a ter o seu impacto", disse.
Pensado para um horizonte de 20 anos, o projecto de modernização e expansão do porto da Praia, pretende que a infra-estrutura passe a ter, em 2030, um tráfego na ordem dos dois milhões de toneladas de mercadorias.
http://www.oje.pt/noticias/africa/somague-msf-e-etermar-realizam-2-fase-das-obras-do-porto-da-cidade-da-praia-em-cabo-verde

1 comentário:

  1. estao a fazer un excelente trabalho no cais de cv a evoluir e a realizar 1 dos grandes sonhos de c verde

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.