quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CV:CARLOS VEIGA RECEBIDO PELA MINISTRA DA FAMILIA E COOPERAÇÃO DO LUXEMBURGO

Segundo dia da visita ao Luxemburgo

Com o Burgomeste da cidade do Luxemburgo Paul Helminger
LUXEMBURGO-Na manhã de segunda-feira, 22 de Novembro, os democratas cabo-verdianos chefiados por Carlos Veiga visitaram a Associação Amizade Cabo-verdiana. Após a visita, Carlos Veiga foi entrevistado pela Rádio Latina seguindo-se depois uma visita de cortesia ao Consulado de Cabo Verde.
Pelas 14 horas, Carlos Veiga encontrou-se com Paul Helminger, Burgomestre da cidade do Luxemburgo, O Burgomestre da capital luxemburguesa, que anteriormente já tinha conversado com Ulisses Correia e Silva, Presidente da Câmara da Praia, possivelmente estará em Cabo Verde para uma visita oficial no próximo ano, mostrou-se conhecedor da realidade cabo-verdiano no decorrer da conversa com Carlos Veiga.
Após este encontro Carlos Veiga dirigiu-se para a sede do partido CSV (Partido Popular Social Cristão) partido que tal como o MpD pertence a família IDC (Internacional do centro) de qual Carlos Veiga é Presidente.
Carlos Veiga foi recebido por Michel Wolter, presidente do CSV, neste encontro estavam também presentes Octavie Modert, ministra da Cultura e da Reforma Administrativa, e Claude Wiseler, ministro das Infra-estruturas e Transportes.
Neste encontro foi discutida a cooperação com o MpD e a ajuda que este partido luxemburguês poderá dar à Estrutura do MpD, na Região politica especial do Grão-ducado.
Michel Wolter mostrou a abertura do seu partido em oferecer essa ajuda assim como do seu partido em cooperar com o MpD.
Carlos Veiga foi convidado pelo líder do CSV a visitar Luxemburgo no próximo mês de Janeiro, convite aceite pelo líder dos democratas cabo-verdianos.
VEIGA RECEBIDO PELA MINISTRA DA COOPERAÇÃO DO LUXEMBURGO

Carlos Veiga a ministraMarie-Josée Jacobs
Para terminar a visita ao Luxemburgo Carlos Veiga e sua delegação foram recebidos pela ministra da Cooperação do Luxemburgo, Marie-Josée Jacobs, que demonstrou ser uma pessoa agradável e simpática no decorrer deste encontro.
Num francês fluente, Carlos Veiga comentou com Marie-Josée Jacobs o apreço do povo cabo-verdiano para com o luxemburguês e salientou a importância da ajuda da cooperação luxemburguesa para com Cabo-Verde e disse esperar que essa ajuda aumentasse explorando também outros canais para um aprofundar de relações de interesse aos dois Países.
A ministra comentou o facto de sentirem apreço por Cabo Verde como um País, assim como a excelente hospitalidade sempre que visitavam Cabo Verde, sendo um povo afável e com potencialidades.
Falou da cooperação entre os dois Países e da introdução do modelo tripartido: Luxemburgo/Cabo Verde/Luxemburgo como forma de beneficiar os milhares de cabo-verdianos que vivem em situação difícil naquele país.
A ministra mostrou-se conhecedora da realidade política/económica de Cabo Verde.
Marie-Josée Jacobs comentou a atitude democrata e louvável de Carlos Veiga em aceitar o resultado das eleições presidenciais em 2001 e 2006 foi importante para evitar confrontos e situações irreparáveis e um excelente exemplo para África e não só.
Do ministério da cooperação Carlos Veiga partiu para o aeroporto do Luxemburgo rumo a Lisboa onde chegará a ainda hoje, seguindo depois para Cabo Verde.
RÁDIO ATLÂNTICO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.