terça-feira, 23 de novembro de 2010

CV(EXPRESSO):Eleições: partidos satisfeitos com data escolhida

PRAIA-Os partidos políticos cabo-verdianos com assento parlamentar consideraram "aceitável" a data de 06 de Fevereiro para as eleições legislativas, definida na segunda-feira pelo Presidente da República.
"Consideramos que 06 de Fevereiro é uma data aceitável, defende os interesses superiores cabo-verdianos, na medida em que vai permitir encurtar o período de campanha entre as legislativas e presidenciais. Nesse período, o resultado do recenseamento já será suficiente, já temos sinais claros que todos os cabo-verdianos estarão recenseados para poderem votar", disse Armindo Maurício, Secretário-geral do PAICV.
Pedro Pires, fixou a data de 06 de Fevereiro para a realização das eleições legislativas, argumentando que é preciso afastar os riscos de o país ficar durante muito tempo com um governo de gestão e também reduzir os riscos de incertezas na administração.
Por seu lado, o secretário-geral do Movimento para a Democracia (MPD), José Moreira, afirmou estar preparado para as legislativas, mas lamentou o facto de muitos dos jovens que completam 18 anos até 27 de Março não poderem votar nessas eleições.
Para a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) o principal constrangimento da data anunciada pelo Presidente da República é que muitos cabo-verdianos residentes no estrangeiro ficarão sem votar, porque o processo ainda não começou em alguns países, como o Reino Unido e a Bélgica.
"Nós tínhamos sugerido ao Presidente da República a data de 27 de Março como data limite, tendo em conta que em alguns países da Europa ainda nem sequer se iniciou o recenseamento eleitoral. Mas, entendemos e respeitamos a posição do Presidente da República e só nos resta preparar as listas para apresentarmos ao veredicto popular na esperança que as coisas possam mudar em Cabo Verde", disse.
Esta terça-feira, os dois maiores partidos cabo-verdianos (PAICV e MPD) reúnem-se com a Comissão nacional de Eleições para decidir o fim do recenseamento eleitoral no estrangeiro. Segundo a lei eleitoral, o recenseamento deve terminar até 65 dias antes da data das eleições.
Fonte: Agência Lusa/Expresso das Ilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.