quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CV(INFORPRESS):Ferry “Kriola” é entregue amanhã ao PCA da Cabo Verde Fast Ferry


PRAIA-A primeira embarcação da Cabo Verde Fast Ferry é oficialmente entregue amanhã em acto presenciado pelo presidente do conselho de administração da empresa, Agnelo Andrade, que se encontra em Singapura, soube a Inforpress.
O administrador-delegado da CVFF, Orlando Mascarenhas, disse à Inforpress que depois de entrega, o barco será transportado até Cabo Verde, numa viagem que pode durar um mês ou mais, conforme o estado do tempo e do mar.
No entanto, Orlando Mascarenhas está esperançoso que o “Kriola”, nome desta primeira unidade, poderá começar a sulcar as águas de Cabo Verde antes do fim do ano, para minimizar a problemática do transporte marítimo entre as ilhas.
O “Kriola” foi lançado ao mar no dia 22 de Outubro e desde então a esta parte estava a ser testado antes de tomar o seu destino final, que é Cabo Verde.
Durante dois meses, segundo Orlando Mascarenhas, aquela embarcação estará sob os cuidados de uma equipa técnica holandesa, constituída por engenheiros e capitão, que se ocupará de formar os nacionais para tomarem conta do “Kriola”.
Segundo o jornal “A Nação”, na sua edição de hoje, os processos de certificação e registo da referida embarcação já estão a ser tratados junto do Instituo Marítimo e Portuário, em São Vicente.
“A CVFF assinalará com um acto inaugural a entrada em funcionamento dessa novel unidade, que irá revolucionar o transporte marítimo em Cabo Verde”, perspectiva uma fonte da empresa proprietária do navio, citada por aquele semanário.
A segunda unidade da Companhia CVFF será baptizada com o nome de “Liberdadi” e deverá estar concluída em Janeiro de 2011.
De acordo com Orlando Mascarenhas, espera-se que em Março o “Liberdadi” esteja a navegar nas águas do país.
O projecto da Companhia é fazer com que os navios da CVFF liguem todas as ilhas do país. No entanto, neste momento, põe-se o problema de alguns portos do país que não possuem rampas para este tipo de embarcações. “ A Enapor já está a trabalhar nisso”, garante o administrador-delegado da CVFF.
O “Kriola” mede 43 metros de comprimento e pode transportar 158 passageiros, 16 viaturas ligeiras e três camiões de 60 toneladas de carga. Pode atingir uma velocidade de 20 nós por hora.
Com entrada em funcionamento pleno dos dois navios espera-se que fica resolvido o problema de ligação marítima entre as ilhas. Aliás, o objectivo da Companhia é lançar uma plataforma de ligação marítima a nível do arquipélago com ferry-boats construídos especialmente para os mares de Cabo Verde.
http://noticias.sapo.cv/inforpress/artigo/21122.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.