terça-feira, 23 de novembro de 2010

CV(LIBERAL):JORGE SANTOS CONFIANTE NA “ONDA DE MUDANÇA” EM S. NICOLAU

RIBEIRA BRAVA-Terminou ontem, segunda-feira, 22, a visita que o vice-presidente do MpD efectuou à ilha de São Nicolau. O programa de Jorge Santos privilegiou contactos com as populações das duas cidades: Ribeira Brava e Tarrafal. Os residentes expressaram a sua apreensão com o isolamento em que vive a ilha, quer aéreo, quer marítimo, que impede o investimento da iniciativa privada e consequente desenvolvimento, isto apesar das promessas feitas pelo primeiro - ministro de que a situação se iria alterar.
A quebra demográfica verificada em São Nicolau nos últimos 10 anos, principalmente no seio da população jovem e com capacidade produtiva, como consequência da política de isolamento e bloqueio que a ilha tem sido votada, foi outra questão abordada a Jorge Santos
Os populares mostraram-se indignados com o não cumprimento da promessa feita pelo primeiro-ministro de os indemnizar em consequência dos prejuízos causados pelas chuvas torrenciais de 2009 e deste ano, nomeadamente, a falta de compensação a munícipes que sofreram prejuízos e a recuperação de estradas e caminhos vicinais.
Outras questões, como a não construção do liceu do Tarrafal, as dificuldades que os emigrantes enfrentam todos os anos em Cabo Verde com os TACV, a Alfândega e o investimento, também mereceram referências por parte dos participantes.
O Vice-presidente do MpD apresentou algumas propostas do partido para mudar o cenário actual, como é o caso da construção de um aeroporto internacional de porte médio e a remodelação/expansão do porto do Tarrafal, infra-estruturas indispensáveis para que uma ilha cheia de potencialidades, possa arrancar, com uma nova dinâmica, rumo ao desenvolvimento.
O vice-presidente do MpD vincou bem que um dos objectivos do partido visa transformar São Nicolau num dos principais centros de excelência no desenvolvimento do sector das pescas em Cabo Verde, a nível da captura, investigação aplicada, transformação e conservação do pescado, pesca desportiva, formação profissional.
Garantiu ainda uma nova política nacional para a juventude, com destaque para o apoio à educação, através de um verdadeiro programa de bolsas de estudo e a criação pelo Estado de um “Fundo Nacional de Garantia ao Credito para a Formação Superior e Profissional”, com a finalidade de promover um sector privado forte que permita o surgimento de mais ofertas de trabalho e rendimento para os jovens.
Apresentou, também como bandeira do MpD, uma nova política de reforço da descentralização e regionalização do país, particularmente no sector financeiro e uma maior participação dos Municípios nas receitas globais do Estado, garantindo uma melhoria e normalização no relacionamento entre o Governo e Municípios, acabando com a discriminação de Câmaras Municipais em função da cor partidária.
Jorge Santos anunciou ainda, para breve, a apresentação da Plataforma Eleitoral do MpD em todos os Municípios do país e a visita a São Nicolau no mês de Dezembro do Presidente do MpD, Carlos Veiga.
A visita foi muito participada e o MpD afirma-se na Ilha como um partido dinâmico e em crescimento, principalmente nas camadas jovens. Durante a visita, o vice presidente dos democratas, que se fez acompanhar pelo deputado nacional, Nelson Brito, além de responsáveis locais do MpD, deslocou-se igualmente a várias localidades, nomeadamente ao Vale da Fajã, Cabeçalinho e Ribeira Prata.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=30962&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.