terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CV(LIBERAL):Presidente do MpD esteve no “Discurso Directo” da rádio pública

CARLOS VEIGA RESPONDEU SEM TABUS

O líder do MpD esteve à vontade, respondeu às questões do jornalista Júlio Vera Cruz sem “curvas” e não fugiu a nenhuma pergunta ou mesmo provocação de reconhecidos militantes fanáticos do Paicv, como é o caso de Helena Fontes.
PRAIA-Carlos Veiga, Presidente do Movimento para a Democracia, MpD, esteve, na noite passada, no programa “Discurso Directo” da rádio pública. Quem acompanhou o programa, ouviu o líder do MpD falar à vontade, responder às questões do jornalista sem “curvas” e a não fugir a nenhuma pergunta ou mesmo provocações de reconhecidos militantes fanáticos do Paicv, como é o caso de Helena Fontes.
O programa começou precisamente pelas listas de deputados à Assembleia Nacional. Carlos Veiga reiterou a aposta em Eurico Monteiro e confirmou que se trata de um sinal da valorização que o MpD dá à ilha do Fogo.
O Presidente do MpD deixou claro que as listas apresentadas às eleições de 2011 reflectem renovação e equidade de género. “Temos um resultado equilibrado. Muita juventude e muitas mulheres”.
Mas muitas outras novidades foram deixadas pelo líder do MpD. “Os cargos de confiança política vão ser reduzidos ao mínimo”, garantiu. As chefias serão dotadas de meios e conhecimentos para desempenharem estas funções. Carlos Veiga quer que os cargos sejam colocados em concurso, evitando, desta forma, que comissários ou familiares e amigos sejam colocados em lugares chaves, como acontece hoje com José Maria Neves que transformou os cargos públicos em tachos para filhos, irmãos, sobrinhos, cunhados, amigos e camaradas.
A ideia é que o político (Ministros e/ou Secretários de Estados) responda pelas medidas políticas que o Governo adoptar e que os directores-gerais ponham em curso as decisões. Quem violar a lei será “avaliado” com base na competência e nas leis e nunca politicamente.
UM POR CENTO DO ORÇAMENTO DE ESTADO PARA O SECTOR DA CULTURA
Carlos Veiga reafirmou o compromisso de dotar um por cento do Orçamento de Estado para o sector da Cultura e a necessidade de incrementar os produtos produzidos localmente e quer que o turista consuma produtos cabo-verdianos. “Temos que investir”, desafia o Candidato a Primeiro-Ministro.
GOVERNEI BEM. “NÃO DEIXEI UM PAÍS ESFRANGALHADO”
Contrariando a tese de três ouvintes, reconhecidamente, militantes ferrenhos do Paicv, Carlos Veiga observou que a sua governação foi bem sucedida e que o seu Governo na década de 90 “respeitou” os cabo-verdianos. “Não deixei um país esfrangalhado”, clarificou.
Carlos Veiga lembrou que o actual défice orçamental é superior a 15 por cento e advogou que “15 por cento não é um bom défice”. “O próprio governador (do Banco Central) questionou o nível de indevidamente”. É um indevidamente que não é virtuoso, advertiu Carlos Veiga.
Os militantes do Paicv que ligaram para o programa ainda insistiram no velho e desgastado argumento de que Carlos Veiga “abandonou” o país em 2000. Carlos Veiga voltou a esclarecer que em 2000 tomou a decisão de concorrer às presidenciais e apenas cumpriu a lei, já que enquanto candidato a Presidente da República não podia aproveitar-se do facto de ser PM para favorecer a sua candidatura. E voltou a explicar que regressa à vida política activa porque Cabo Verde “precisa de uma nova mudança”. “É necessária uma mudança e esta mudança é o MpD”, assegurou.
Sobre o desemprego, Veiga lembrou aos cabo-verdianos que o MpD, na década de 90, conseguiu diminuir a taxa efectiva, ao contrario do Paicv que não foi capaz de diminuir o desemprego.
ELECTRA
O Candidato a Primeiro-Ministro discordou, claramente, com a forma como o ainda governo do Paicv quer reprivatizar a Electra, às pressas e em vésperas de eleições. A divisão da Electra em secções Norte e Sul “não é solução.
O Presidente do MpD explicou durante o programa que o projecto Casa para Todos não serve a todos os cidadãos. A ideia do programa “não é má” mas a verdade é que nem todos têm acesso ao projecto que serve apenas para quem tem um rendimento fixo.
PRESIDENCIAIS
Mais uma vez Carlos Veiga descartou, por completo, a ideia das presidenciais e garante que será Primeiro-Ministro por vontade da maioria dos cabo-verdianos.
MESTI MUDA
A ideia do “Mesti Muda” voltou a ser defendida. Energia, segurança, emprego, são, de entre outros, áreas que precisam de melhorias urgente e onde o lema “Mesti Muda” se aplica tão bem.
DEBATE COM JOSÉ MARIA NEVES
Quanto à possibilidade de um debate com José Maria Neves, Carlos Veiga disse estar disposto, desde que Neves não volte a fugir como das outras vezes. Veiga lembrou que a própria RCV, a Forcv.com, pelo menos, programaram debates entre ele e Neves mas José Maria Neves fugir sempre.
O programa que teve transmissão em simultâneo na rádio on-line do MpD voltará a ser difundido na terça-feira, a partir das 14hrs.
Liberal promete publicar as grandes linhas de orientação política e económica defendidas por Carlos Veiga.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=31344&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.