quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CV:Debate Legislativas: Carlos Veiga encosta JMN à parede

PRAIA-21h06 começa o debate que é interrompido logo de seguida devido a mais um apagão. Deste por volta das 19h30 várias zonas da Praia e São Domingos estiveram na sukuro. Sem energia. Quase que no mesmo momento há também um apagão no serviço de internet. Dois apagões em menos de uma hora. Mesti muda.
Com recurso a geradores o debate é retomado. Ao longo do programa Carlos Veiga e JMN debatem vários assuntos. O ainda primeiro-ministro adopta a sua postura cómica e dirige sempre a Carlos Veiga em tom jocoso. Insiste na questão do abandono de Carlos Veiga em 2000, quando suspendeu funções para concorrer às presidenciais.
Carlos Veiga clarifica este assunto e leva JMN a aceitar, finalmente, que simplesmente cumpriu as regras do jogo democrático. “Deixei as funções para concorrer em pé de igualdade”, sublinhou mas JMN sem argumentos insistiu no assunto mesmo apesar de ter reconhecido que se cumpriu o Código Eleitoral.
O programa prossegue com alguns momentos mais agitados. JMN quando não tem argumento socorre do abandono do governo mas apanha sempre a mesma resposta já que o próprio Supremo Tribunal deu razão a Carlos Veiga.
Desenvolvimento sustentado, primeiro tema em abordagem. Carlos Veiga fala do endividamento do País que o preocupa. Carlos Veiga considera ser importante a produção local.
21h29 - segundo tema é lançado para o debate. Estabilidade económica: desemprego é o principal problema do país, reconhece, finalmente, JMN, que avança com novas promessas eleitorais. Logo de seguida, Carlos Veiga toma a palavra e avança com as garantias do seu próximo Governo que defende um novo modelo económico. O emprego é uma questão fundamental. Agora, situa-se em 21 por cento. “Falhou”, sentenciou. “As políticas que adoptou não criaram emprego”, acrescentou Carlos Veiga para quem é preciso criar um bom ambiente de negócio em Cabo Verde. “O Governo deve incentivar os privados”, acentuou.
Nos próximos 5 anos é importante criar pelo menos 35 mil empregos, garante Carlos Veiga.
JMN não concorda entretanto com Carlos Veiga, diz novas inverdades, acusa mesmo Carlos Veiga de faltar à verdade e de censurar dados sobre o desemprego. Carlos Veiga munido do relatório assinado pelo ainda primeiro-ministro e prova que não censurou dados como JMN quer fazer crer.
21h40, próximo tema é o turismo, Carlos Veiga indica que é preciso ver o sector como um cluster e como um motor da economia cabo-verdiana. Veiga deseja também a formação profissional no sector e considera que o ainda governo não conseguiu pôr em marcha grandes projectos em matéria do turismo.
Ponto de ordem: JMN insiste no abandono de governo por parte de Carlos Veiga. Em tom jocoso brinca com um assunto. “Não abandonei o governo. O senhor sabe”, lembrou Carlos Veiga.
A nível da educação, Carlos Veiga acentua as dificuldades dos pais e dos alunos e avança com garantias. JMN – lembrou – “agravou os problemas”. É necessário, primeiro, garantir meios às famílias.
Emigração é o tema que encerra o confronto dos dois líderes políticos. JMN diz as suas promessas enquanto Carlos Veiga avança com propostas em concreto. As questões de integração dos nossos emigrantes têm de ser postas na agenda, indica Carlos Veiga que lamenta o atendimento que é dispensado aos emigrantes no país quando vêm de férias.
Há que haver também uma diplomacia cultural particularmente junto das segundas e terceiras gerações. Mas também há que haver diplomacia comunitária. Aqui, as embaixadas têm um papel central, sublinha Carlos Veiga.
Ponto de ordem. Carlos Veiga lembra a JMN que falhou em matéria do salário mínimo, prometido para 31 de Dezembro.
Mensagem final. Carlos Veiga é quem termina o programa com uma declaração à nação. Dia 6 de Fevereiro é dia de decisão importante. Se continuar ou mudar de política.
Desemprego, insegurança, falta de condições para tratar doentes, habitação degradada, mais apagões, menos água. Problemas que preocupam o MpD e o seu Presidente. “Temos que decidir se queremos um Governo que preocupe com as pessoas que resolva com os problemas dos cabo-verdianos” indagou Carlos Veiga.
Nota final. Não há dúvidas que Carlos Veiga saiu em grande em mais este debate com JMN que se portou eticamente mal num debate que serve para clarificar os eleitores sobre as propostas de um e outro candidato.
http://www.carlosveiga2011.cv/index.php?option=com_content&view=article&id=852&catid=33&Itemid=56

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.