domingo, 2 de janeiro de 2011

CV(INFORPRESS):Cabo Verde presta última homenagem a Norberto Tavares

ASSOMADA- O povo de Cabo Verde prestou hoje, no Centro Cultural Norberto Tavares, em Santa Catarina, a sua última homenagem ao cantor e compositor, que emprestou o seu nome a este edifício emblemático da cultura cabo-verdiana.
A cerimónia foi marcada por uma grande movimentação de artistas, políticos, familiares, amigos e cidadãos anónimos, que reconheceram o malogrado como um dos maiores símbolos da cultura cabo-verdiana, particularmente do funaná.
Na ocasião, o chefe do Governo, José Maria Neves, comprometeu-se fazer tudo para que as mais de 40 composições inéditas de Norberto Tavares, reveladas pelo irmão António “Totó” Tavares, venham a ser gravadas.
Na hora de despedida, José Maria Neves imortalizou Norberto Tavares como aquele que foi sempre um farol e uma referência dos jovens de Santa Catarina e de Cabo Verde, enquanto um grande talento nascido na localidade, que se prepara para receber o seu corpo.
É que para o primeiro-ministro, Norberto Tavares soube cultivar tão bem a música e a cultura cabo-verdiana no mundo inteiro, garantindo mesmo que foi o primeiro artista a estilizar o funaná, outrora tocado no quintal e no interior de Santiago.
Já o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Francisco Tavares, centralizou a sua intervenção à volta do “ilustre filho da terra”, que ficou marcado pela sua “jornada de um badio” e pela proeza, pela forma como soube valorizar e dignificar a cultura cabo-verdiana durante os 35 anos da independência nacional.
Em representação dos artistas, o músico, compositor e intérprete Káká Barbosa apresentou o malogrado como uma referência da música tradicional cabo-verdiana, defensor da “nossa cultura” e que tão bem soube divulgá-la no mundo inteiro.
Já os familiares, representados pelo irmão António Tavares e Tóto, este último alvo de uma singela homenagem do primeiro-ministro, em forma de agradecimento por ter doado um dos seus rins ao malogrado, agradeceram o gesto de todos os cabo-verdianos, por terem feito tudo para que um dos maiores desejos de Norberto Tavares fosse concretizado: ser enterrado na sua localidade, em Santa Catarina.
Neste momento, o corpo está a ser encomendado numa missa de corpo presente na igreja de Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade de Assomada, numa cerimónia presidida pelo pároco José Álvaro Borja.
Fonte:SR/Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.