sábado, 8 de janeiro de 2011

HOLANDA:Exame para Imigrar para a Holanda será mais difícil

HAIA-A Associação Buitenlandse Partner (Parceria com um estrangeiro) está preocupada com o aumento das exigências para o exame de integração para estrangeiros que desejam imigrar para a Holanda.
Actualmente, aqueles que querem se estabelecer nos Países Baixos precisam fazer um teste de oral de holandês no país de origem. São aprovados aqueles que alcançam uma pontuação entre 16 e 25. É o nível A1-menos. A partir de um de Abril, o nível para aprovação no teste subirá para A1, ou seja, será preciso ter uma pontuação entre 26 e 36.
Paul Streumer, presidente da Associação Buitenlandse Partner, vê na medida uma tentativa do governo em impedir que mais estrangeiros venham morar na Holanda. “Actualmente, muita gente é aprovada nesse teste”, afirma.
De acordo com a associação, é muito difícil aprender holandês estando em um outro país. Segundo Streumer, as duras exigências se converterão em uma barreira extra. Para ele, é lógico seguir um trajecto de integração no país onde você vai morar: “Uma vez na Holanda, os estrangeiros aprendem rápido o idioma.”
Integração mais rápida
Já o ministério holandês de Assuntos Internos afirma que as medidas têm como objectivo fazer com que pessoas que emigrem, tendo por base uma união familiar, estejam preparadas para seu futuro na Holanda. "Essas pessoas poderão participar melhor e mais rápido da sociedade holandesa", diz Nynke van der Zee, assessora de imprensa do ministério.
De acordo com ela, a mudança poderá inclusive melhorar as chances de um candidato ser aprovado. “Os candidatos irão se preparar melhor para o teste oral, o que terá um efeito positivo na sua pontuação e nas chances de ser aprovado”.
O valor cobrado para fazer a prova continua 350 euros. Nos últimos três anos, foram aplicados mais de 25 mil exames de integração no exterior, a maior parte na Turquia, Marrocos e China.
Fonte:RNW em português

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.