domingo, 2 de janeiro de 2011

PORTUGAL:Cavaco quer sacrifícios repartidos "sem excepções ou privilégios"

LISBOA-O Presidente da República afirmou na mensagem de Ano Novo que é “imprescindível” que os portugueses estejam “unidos para enfrentar as dificuldades que atravessamos e que, repito, não irão desaparecer em 2011”.
Para essa união, considera Cavaco Silva, é essencial que os sacrifícios sejam “repartidos de uma forma justa por todos, sem excepções ou privilégios”.
“Perante as situações de pobreza e exclusão com que somos confrontados, pretender fugir aos sacrifícios é uma atitude que não se coaduna nem com os mais elementares princípios da política republicana nem com o valor fundamental da coesão social”, adiantou o Presidente da República, lembrando que “a coesão social é um elemento-chave da coesão nacional”.
Lembrando que “Portugal tem hoje mais de 600 mil desempregados” e que o “recrudescimento da pobreza” está “em níveis que são intoleráveis”, o Presidente da República considerou ser “essencial que 2011 fique marcado pela firmeza no combate ao desemprego e pobreza”.
Destacando que os portugueses souberam no ano passado reconhecer o “valor e a importância da coesão e da solidariedade”, Cavaco recordou que “atravessamos situações financeiras muito graves e hoje, todos temos de o reconhecer, possuímos uma vida melhor do que todas as gerações que nos precederam. Portugal é, actualmente, um país mais justo, mais desenvolvido e mais livre do que o foi ao longo de toda a sua História”.
“Não podemos deixar para trás os que mais precisam: os jovens que buscam emprego, os desempregados de longa duração, os idosos mais carenciados, os que sofrem a pobreza e a exclusão, as crianças em risco, os deficientes, as famílias que enfrentam grandes privações”, adiantou.
Na parte inicial do discurso de hoje, Cavaco Silva fez uma crítica indirecta ao Governo, por não ter reconhecido as dificuldades do país, apesar dos alertas do Presidente da República.
Fonte:http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Politica/Cavaco-quer-que-todos,--sem-excepcoes-ou-privilegi.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.