quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SOCIEDADE:“É possível ser muçulmano e gay”

AMSTERDAM-sul-africano Muhsin Hendricks é um religioso islâmico e gay. Ele dirige a fundação The Inner Circle, que ajuda muçulmanos que estão com dificuldade de aceitar a própria sexualidade. Hendricks veio à Holanda para espalhar um recado simples: “É possível ser muçulmano e gay!”
Esta é uma mensagem com a qual nem todo mundo concorda e é a razão para Hendricks não ser mais oficialmente um clérigo.
Muhsin Hendricks parece cansado. Ele veio à Holanda a convite da organização para direitos homossexuais COC e está com a agenda cheia. Há um grande público interessado no ”íman rosa”, como ele têm sido chamado.
Pecado
Mas todos os indícios de cansaço somem quando Mushin Hendricks fala sobre sua fé e sobre sua sexualidade. “Ser muçulmano e ser gay são duas identidades fortes. E penso que as duas são identidades inatas para mim, por isso em algum momento eu tive que conciliá-las.”
Isto não foi nada fácil para Muhsin Hendricks. Ele nasceu em uma família muçulmana ortodoxa na África do Sul. Seu avô era íman de uma das mesquitas mais importante da Cidade do Cabo. Muhsin descobriu ainda jovem que era diferente. Ele brincava com bonecas ao invés de carrinhos e era discriminado por ser muito feminino. Tudo isto, muito antes dele sequer saber o que era homossexualidade.
Muhsin Hendricks procurou conforto na fé apesar de vários muçulmanos acreditarem que não existe lugar para sentimentos homossexuais na religião. Relações sexuais entre dois homens ou duas mulheres são proibidas e são vistas como um dos piores pecados possíveis. Em alguns países islâmicos, inclusive, a punição pode chegar à pena de morte.
Sodoma e Gomorra
Muhsin Hendricks quis descobrir o que o Alcorão dizia sobre homossexualidade. Hendricks estudou o Islão no Paquistão. “Não parecia justo que um Deus misericordioso e compassivo me condenasse por algo que não escolhi.”
E Hendricks chegou a uma conclusão reveladora com seus estudos: em nenhum lugar o Alcorão diz que a homossexualidade é proibida. Nem mesmo na história de Sodoma e Gomorra. Hendricks refuta a interpretação de que Deus destruiu as cidades porque homens fizeram sexo uns com os outros. Ele diz que os moradores das cidades foram punidos por estupros e não por praticarem sexo consensual entre si.
Divórcio
O controverso clérigo argumenta ainda que existem um ou dois versos no Alcorão em que Alá reconhece a existência dos homossexuais. Um exemplo está no capítulo 24, verso 31. “Ele diz que as mulheres devem colocar mais roupas quando saem em público... Mas não na frente dos homens que não sentem atracão por elas. Estes devem ser os gays”, comenta Hendricks dando uma risada.
Apesar das descobertas, Muhsin Hendricks não sentia ser possível reconhecer e expressar abertamente seus sentimentos homossexuais. Casou e teve três filhos. A esposa estava consciente sobre sua homossexualidade, mas mesmo assim tentou fazer com que a relação desse certo.
O conhecimento de Muhsin Hendricks sobre o Islão lhe rendeu respeito nas mesquitas da Cidade do Cabo, mas seus sentimentos não desapareceram. Seis anos depois, o casamento terminou em divórcio e foi neste momento que ele assumiu sua homossexualidade.
Satanista
A mãe de Muhsin desmaiou quando ouviu a notícia de que o filho era gay. No entanto, pouco a pouco começou a entender. Apesar disso, alguns membros da família não querem nem saber dele.
Muhsin Hendricks encontrou o amor da sua vida. Seu parceiro segue outra fé, o hinduísmo, e ainda não assumiu a homossexualidade.
O trabalho de Muhsin na mesquita terminou abruptamente. A crença na relação entre homossexualidade e o Islão não combinou com a doutrina oficial e ele foi acusado de “satanista”. Apesar de nunca ter sido ameaçado fisicamente, Mushin tem que suportar muitas agressões e críticas.
Ameaça
“Os imans me vêem como uma ameaça à maneira como eles vêem o mundo e o Islão. Eu não acho que eles devem se sentir assim. Estou apenas convidando-os a olhar sob outro ponto de vista. Na minha visão, muçulmanos gays podem continuar sendo muçulmanos e podem se aceitar como são.”
Muhsin Hendricks ainda se considera um religioso. Com a fundação The Inner Circle ele tenta ajudar muçulmanos a se assumirem, oferecendo workshops para que os jovens se tornem mais conscientes. Um destes workshops irá acontecer na Holanda e mais de sessenta pessoas já se inscreveram.
RNW- Por Klaas den Tek
http://www.rnw.nl/portugues/article/%E2%80%9Ce-possivel-ser-muculmano-e-gay%E2%80%9D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.