sábado, 12 de março de 2011

CV(ASEMANA):Presidenciais: Manuel Inocêncio escolhido pelo CN do PAICV

PRAIA-Manuel Inocêncio Sousa é o candidato que o PAICV vai apoiar nas presidenciais do próximo Verão. Inocêncio Sousa acaba de ser escolhido na reunião do Conselho Nacional do partido tambarina, que acontece na Assembleia Nacional. Num processo em que três candidatos – Manuel Inocêncio Sousa, David Hopffer Almada e Aristides Lima - disputavam o apoio político do PAICV para a corrida presidencial, o até agora ministro das Infra-estruturas levou a melhor.
No primeiro escrutínio, Aristides Lima foi menos votado, mas nenhum dos outros candidatos obteve a maioria absoluta dos votos dos membros do CN. Assim sendo, realizou-se uma segunda volta entre Inocêncio Sousa e Hopffer Almada. Nesta segunda votação, Inocêncio obteve 57, Hopffer 30 e três pessoas votaram em branco.
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article62204&ak=1
David Hopffer Almada aceita decisão do Conselho Nacional

O pré-candidato às eleições presidenciais, David Hopffer Almada, “aceita normalmente” o resultado dos votos no Conselho Nacional do PAICV , mas afirma que até às eleições muita água há-de correr.À saída do Conselho Nacional, David Hopffer Almda disse aos jornalistas que a votação decorreu “com total transparência, de forma correcta” e enalteceu o facto de ter ido à segunda volta.
“É normal, porque nem sequer militante sou. Concorrendo com o vice-presidente do partido e tendo ido à segunda volta e ultrapassado o outro colega, que já foi secretário-geral do partido e acaba de ser presidente da Assembleia Nacional, acho que o meu trabalho e dos meus colaboradores teve os seus frutos”, disse.
Não fechou completamente a porta a uma candidatura independente, apesar de dizer que ainda “não está no horizonte”. Mas avisa: “daqui até às eleições ainda faltam seis ou sete meses e até lá ainda muita água vai correr debaixo das pontes”.
David Hopffer Almada não admitiu se vai ou não apoiar o candidato escolhido pelo PAICV; limitou-se a dizer que vai “apoiar aquele que é o melhor Presidente para Cabo Verde”.
IMN.http://asemana.sapo.cv/spip.php?article62208&ak=1
Aristides Lima vai auscultar movimento de apoio para ver se avança

Aristides Lima mostra-se “surpreendido” com a escolha de Manuel Inocêncio Sousa por parte do Conselho Nacional do PAICV e afirma que vai ouvir o movimento que o apoia, quer no país, quer na diáspora, para ver se avança com a sua candidatura presidencial.Numa declaração aos jornalistas no fim da tarde deste sábado em sua casa, após se ter ausentado da reunião do CN logo depois da votação do dossier presidencial, Aristides Lima revelou-se “surpreendido” com a decisão dos conselheiros de apoiar a candidatura de Manuel Inocêncio, uma vez que “até agora, era o que tinha o menor apoio da sociedade e entre os votantes do PAICV no dia 6 de Fevereiro”.
Recorreu aos estudos de opinião da MGF e da Afrosondagem, que “confirmavam o apoio preferencial e destacado” à sua própria candidatura, para afirmar que é sua “obrigação democrática ouvir o movimento de apoio quer no país, quer na diáspora”.
“Não ponho em causa a decisão do Conselho Nacional, mas também não posso, nem devo, deixar de ter em consideração as expectativas da grande maioria de cabo-verdianas e cabo-verdianos que continua a manifestar o seu inequívoco apoio à minha candidatura”, afirma.
IMN-http://asemana.sapo.cv/spip.php?article62212&ak=1
José Maria Neves espera que outros dois candidatos respeitem a votação

O presidente do PAICV disse que espera que o compromisso assumido pelos candidatos - o de aceitarem a decisão do Conselho Nacional - seja “rigorosamente cumprido”. José Maria Neves reconhece, no entanto, que “todos têm a liberdade para se candidatarem" à Presidência da República.Depois do primeiro ponto da agenda do Conselho Nacional do PAICV, eleger o candidato (Manuel Inocêncio Sousa) às presidenciais com o apoio do partido, o líder tambarina lembrou aos jornalistas que “o compromisso de todos era respeitarem as regras democráticas e todos assumiram esse desafio”; portanto considera que “está fora de questão a candidatura dos outros dois”.
Questionado qual seria a sua posição caso aparecesse outra candidatura na sua família política, o presidente tambarina diz que não antecipa cenários. Entretanto, afirma: “Espero e penso que nesta área não haverá mais candidaturas”.
Ainda assim, adianta que “liberdade todos têm; o partido não proíbe ninguém de se candidatar, podem fazê-lo”, mas lembra o compromisso que os três pré-candidatos tinham assumido. “Espero que esse compromisso venha a ser rigorosamente cumprido”.
Questionado se teme que o partido fique dividido com um possível candidato independente, José Maria Neves avança que “a melhor escolha de gerir essas coisas dentro de um partido é através do método democrático”. “Foi o que fizemos, após a apresentação das motivações de cada um”.
José Maria Neves fala em “exercício de democracia” na escolha do candidato e elogiou os três candidatos: “todos eles com capacidade e competências para serem excelentes presidentes da República”.
“A escolha era grave, no sentido de ser muito difícil e complexa. O Conselho Nacional escolheu e a partir desta escolha, Manuel Inocêncio Sousa é o meu candidato, é o candidato do PAICV”, remata o presidente do partido.
IMN-http://asemana.sapo.cv/spip.php?article62206&ak=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.