segunda-feira, 21 de março de 2011

CV(Liberal):PEDRO PIRES DEU POSSE AO NOVO GOVERNO DE JOSÉ MARIA NEVES

PRAIA- Foi hoje empossado o governo da VII Legislatura, liderado pela terceira vez, por José Maria Neves. O novo elenco governativo tem 18 ministros e 3 secretários de Estado.
Discursando na tomada de posse do novo Governo, que chefia pela terceira vez consecutiva em 10 anos, o Primeiro Ministro salientou que Cabo Verde tem de estar preparado para uma nova era na esfera internacional, que trará "choques económicos" para o arquipélago, razão pela qual todos devem empenhar-se os combater, escreve a Lusa.
"O mundo vive actualmente uma situação de extraordinária complexidade. São tempos de grandes incertezas e de grandes riscos. A economia global continua mergulhada numa crise profunda que, ao que tudo indica, vai perdurar. A subida dos preços dos combustíveis e dos produtos alimentares vem agravar este quadro, já de si difícil", sustentou o chefe do executivo.
José Maria Neves realçou que a crise internacional é também política, com origem em "profundas convulsões" no mundo árabe do Magrebe e do Médio Oriente, "com contornos e consequências ainda pouco tangíveis".
"As mudanças estão a acontecer a um ritmo estonteante que ninguém consegue prever ou acompanhar ou muito menos avaliar todas as suas consequências, mas que, segundo os analistas, vão ter grande impacte na geopolítica internacional", acrescentou.
Para o primeiro-ministro, empossado pelo Presidente da República, Pedro Pires, estão a surgir novas lideranças, que levam a uma "grande precarização dos centros de decisão nacionais, que estão também a estender-se à África Ocidental.
"Temos de construir novas âncoras, pois as tradicionais estão em processo de esgotamento num contexto que apela a novos paradigmas e a novos pressupostos nas relações internacionais e, sobretudo, económicas", disse, lembrando as metas de transformação do ritmo de crescimento económico, aumento da oferta de emprego e o combate à pobreza.
Lembrando que, em 2013, Cabo Verde termina o período de transição de País Menos Avançado para País de Rendimento Médio, José Maria Neves lembrou que, até lá, está também em curso a "falência" das fontes tradicionais de financiamento do desenvolvimento.
"Deixaremos, progressivamente, de ter acesso a meios de financiamento concessionais e a mercados preferenciais. As remessas dos imigrantes têm evoluído positivamente, mas o persistir da crise nos países de acolhimento, que afecta sobremaneira os rendimentos dos cabo-verdianos no exterior, levanta alguma inquietação quanto ao futuro", apontou.
"Temos de ser inteligentes e inovadores para irmos além do óbvio e do evidente. Não podemos fazer apenas a gestão da manutenção. Temos de fazer roturas, criar novos paradigmas, mudar hábitos e crenças, aumentar a eficiência da execução e a eficácia dos resultados", frisou José Maria Neves, que apelou ainda à estabilidade política, social e económica, escreve ainda o despacho da Lusa.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=32159&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.