quarta-feira, 16 de março de 2011

CV:Taxa de inflação em Cabo Verde avança para 4,1%

PRAIA-A taxa de inflação homóloga registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) de Cabo Verde em Fevereiro último ascendeu a 4,1%, registando um aumentou de 1,0 pontos percentuais (p.p) face ao valor verificado no mês anterior.
Segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, a variação média dos últimos doze meses situou-se em 2,7%, aumentando 0,4 p.p. face ao resultado observado no mês anterior.
"Desde Maio de 2010, que este indicador tem apresentado uma tendência crescente", lê-se no documento do INE.
A variação homóloga foi de 4,1%, tendo as subidas mais expressivas ocorrido nas classes dos Transportes (+7,8%), Hotéis, Restaurantes, Cafés e Similares (+5,2%) e Produtos Alimentares e Bebidas Não Alcoólicas (+5,1%).
Por outro lado, subiram também os preços nas classes dos Transportes (+3,0%), Acessórios, Equipamentos Doméstico e Manutenção Corrente da Habitação (ambas com +1,6%), Vestuário e Calçado (1,5%).
A classe Lazer, Recreação e Cultura (-0,1%) registou a variação mensal negativa de maior relevância, enquanto as das Comunicações e do Ensino registaram variações homólogas nulas.
As principais subidas de preços registadas pelo IPC observaram-se nos subgrupos referentes aos combustíveis e lubrificantes, óleos e gorduras, açúcar, doces de fruta, produtos de confeitaria e manufacturados, e mobiliário e acessórios.
As principais descidas de preços ocorreram nos subgrupos que versam o transporte marítimo de passageiros, pequenas ferramentas e acessórios diversos e sua reparação, bens domésticos não duradouros, e outros artigos de uso pessoal.
http://www.oje.pt/noticias/africa/taxa-de-inflacao-em-cabo-verde-avanca-para-41

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.