terça-feira, 22 de março de 2011

UE:"DEPUTADOS CORRUPTOS DEVEM DEIXAR A CASA"-EXIGE THIJS BERMAN

BRUXELAS-“Que renunciem imediatamente”, exige o euro parlamentar holandês Thijs Berman, falando de três colegas que perderam a credibilidade por um caso de suborno. Os três políticos estão sob suspeita de estarem preparados para apresentar propostas parlamentares e evitar críticas à Rússia, em troca de generosas dádivas. A acusação foi feita pelo jornal britânico Sunday Times, após oito meses de investigação.

O euro parlamentar holandês Dennis de Jong, do Partido Socialista, quer que o código de conduta seja reforçado o mais breve possível. “Aqueles que se vendem a lobbistas devem ser expulsos imediatamente. Também é importante estabelecer regras que evitem estes comportamentos no futuro. Vou estudar algumas propostas que já fiz sobre o código de conduta para torná-lo mais estrito e as apresentarei novamente ao parlamento”, disse De Jong.

Investigação


Jornalistas do Sunday Times, que se apresentaram como lobbistas, pediram aos três envolvidos que introduzissem mudanças em alguns projectos de lei para favorecer a uma instituição financeira britânica. Além disso, pediram que não fossem tão críticos com a situação dos direitos humanos na Rússia.

Os parlamentares que, segundo o jornal, pediam quantias “próximas a 100 mil euros” são o democrata cristão austríaco Ernst Strasser e sociais-democratas Adrian Severin, da Roménia, e Zoran Thaler, da Eslovénia. O parlamento europeu abriu uma investigação contra eles, que negaram a informação do Sunday Times.

O poderoso papel do lobby


No parlamento, o papel dos lobbistas é bastante discutido. Em Bruxelas, há cerca de 15 mil desses representantes de diversas empresas que procuram influenciar funcionários e parlamentares. A intenção é 'dirigir' a tomada de decisões e a redacção das leis de alcance europeu, de maneira que seus clientes sejam beneficiados.

Os lobbistas exercem também influência através dos chamados 'grupos de especialistas', que são centros de estudos independentes que aconselham a Comissão Europeia. “Sem a ajuda de astutos lobbistas é impossível conseguir algo em Bruxelas”, opina Paul de Clerck, da aliança ALTER-EU, que luta por mais transparência. Os euros parlamentares deixam-se ser influênciados pelos lobbistas. “Muitas das emendas apresentadas por eles foram escritas por lobbistas”, assegura De Clerck.

“Sua chave para a Europa” é o slogan do lobista holandês Wytze Russchen, que trabalha há muitos anos na área. Russchen representa, entre outros, empresas holandesas como KPN (telefonia), Gasunie (gás) e ING (banco). “Elas precisam do meu trabalho para encontrar o caminho no labirinto de Bruxelas. Estou à disposição por cerca de 100 a 200 euros por hora”.
Fonte RNW-Por Tijn Sadée

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.