quinta-feira, 14 de abril de 2011

CV:Cabo Verde vai viabilizar a compra de dois aviões para os TACV



PRAIA-O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou que o governo vai tomar "medidas imediatas" no sentido de viabilizar a aquisição de dois novos aviões para os Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV).
O chefe do Governo falava à imprensa no final de um retiro de dois dias na Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), onde esteve reunido com todo o elenco governamental para analisar os próximos cinco anos de governação, com os TACV e a ELECTRA, empresa nacional de produção e distribuição de água e energia eléctrica, também no centro das atenções.
Sobre a companhia de bandeira, José Maria Neves garantiu que, depois da aquisição dos novos aviões, serão discutidos também novos aspectos que se prendem com a privatização da transportadora aérea nacional e a melhoria das condições de operacionalidade.
"Para nós, é uma companhia estratégica e é prioridade do governo encontrar as parcerias para a solução global da questão TACV", declarou, sem adiantar pormenores.
O processo de aquisição de dois aviões - um Airbus 320 e um Boeing 767 - tem sido alvo de grande polémica em Cabo Verde, sobretudo depois de o jornal A Semana ter acusado a administração dos TACV de ter falido a empresa e de ir adquirir aparelhos "ainda mais velhos" dos que os existentes na frota actual.
Segundo aquele jornal, curiosamente próximo do poder, o Boeing que deverá chegar a Cabo Verde em Outubro tem 19 anos, mais dois do que o actual 757, razão pela qual o jornal disse que os TACV vão "envelhecer" a sua frota.
No entanto, o presidente dos TACV, António Neves, irmão do primeiro-ministro, já negou publicamente as acusações de falência técnica e da idade dos aparelhos, mas nunca adiantou a data de fabrico dos dois aparelhos.
Governo de Cabo Verde quer privatizar a Electra ainda este ano
PRAIA-O primeiro-ministro de Cabo Verde, que prometeu, durante a campanha eleitoral, privatizar a Electra, empresa nacional de produção e distribuição de água e energia eléctrica, disse que o governo vai tomar medidas para até ao final do ano ter o problema "solucionado e saneado".
No entanto, José Maria Neves não especificou essas mesmas medidas.
Antão Fortes, presidente da empresa, disse ontem que o Estado tem por pagar 6,3 milhões de euros, mas assumiu que as dívidas ascendem a 15,4 milhões de euros, lembrando que um estudo realizado recentemente apontou que são necessários 18,1 milhões de euros.
http://oje.sapo.cv/noticias/nacional/governo-de-cabo-verde-quer-privatizar-a-electra-ainda-este-ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.