terça-feira, 19 de abril de 2011

CV:PM de Cabo Verde reconhece que conjuntura económica "é difícil"

LISBOA-O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, reconhece que a conjuntura económica "é difícil", mas manifesta-se esperançado na adopção de medidas que evitam "instabilidade social" em Cabo Verde.
José Maria Neves, que falava à imprensa em Lisboa à margem da cerimónia de apresentação do seu livro, "Uma Agenda de Transformação para Cabo Verde", acrescentou que existe ainda "espaço social" para prevenir uma crise em Cabo Verde. "Temos algum espaço social. A situação não é fácil. É difícil. Há um aumento exponencial do preço do petróleo, e dos bens de primeira necessidade, mas é importante, sobretudo, mantermos os canais de diálogo com os sindicatos, com as empresas para não haver qualquer tipo de instabilidade social. Temos tido capacidade para absorver a crise".
Desde o início do mês, bens de primeira necessidade, designadamente o pão - que aumentou 50% -, tiveram os seus preços reajustados, assim como o fornecimento de serviços, com as tarifas de água e electricidade a aumentarem entre 5 e 20%.
A razão destes aumentos foi justificada com a "subida extraordinária dos custos de produção" (aumento do preço dos combustíveis) e com a decisão do Governo de deixar de subsidiar estes dois sectores.
"Repito: há algum espaço social criado nos últimos anos e espero que consigamos gerir esta situação mais complexa, mais difícil, com alguma tranquilidade", garantiu José Maria Neves.
Instado a comentar se a crise económica e financeira em Portugal poderá reflectir-se em Cabo Verde, nomeadamente devido ao facto de Lisboa ser um dos maiores parceiros comerciais e de cooperação da Cidade da Praia, José Maria Neves manifestou-se optimista. "Espero que não (afecte). As linhas de crédito são de bancos e o Tesouro português bonifica os juros. E grande parte dos acordos, dos desembolsos, já esta feita. Há alguns outros desembolsos nos próximos anos, mas espero que - os recursos envolvidos são tão insignificantes -, que não perturbarão, com certeza, os projectos e os desembolsos futuros".
http://oje.sapo.cv/noticias/nacional/pm-de-cabo-verde-reconhece-que-conjuntura-economica-e-dificil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.