quarta-feira, 13 de abril de 2011

CV:Quinto congresso de quadros da diáspora de 18 a 21 no Mindelo

MINDELO- O 5º Congresso dos quadros Cabo-Verdianos da Diáspora reúne de 21 deste mês no Mindelo, sob o tema central “A cultura cabo-verdiana como factor de identidade nacional e de desenvolvimento”, mais de 300 delegados oriundos de uma dezena de países da emigração.
A abertura solene do congresso, precedida da assembleia-geral da organização e de dois encontros de jovens e de dirigentes associativos, no período da manhã, acontece na tarde de segunda-feira, na Academia Jotamont, com o Presidente da República, Pedro Pires, a presidi-la.
Na terça-feira, a meio da manhã, Carlos Lopes, emigrante na Suíça, conferencia sobre o tema central do congresso, “A cultura como factor de unidade nacional e de desenvolvimento”, ao que deverão seguir-se intervenções do vice-presidente da organização, João Estêvão, e do ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa Mendes.
A tarde será preenchida com quatro workshops sobre a música, língua e literatura, expressão artística e educação, investigação, inovação e empreendedorismo, coordenadas, respectivamente, por Alberto Rui Machado, Isabel Lobo, Daniel Spínola e João Estêvão.
Na quarta-feira os quatro temas dos worksops estarão objecto de debate ao longo do dia, sendo que no último dia do congresso, quinta-feira, depois da apresentação e aprovação das conclusões e recomendações, o 5º Congresso dos Quadros Cabo-verdianos da Diáspora será encerrado, às 16:00, pelo primeiro-ministro José Maria Neves.
Os anteriores congressos reuniram-se, sucessivamente, desde 1994, nas cidades de Lisboa, do Mindelo e da Praia.
AT\Inforpress/Fim

2 comentários:

  1. Gostaria de esclarecer que o Sr. Carlos Lopes, não é emigrante na Suíça. Ele trabalha nesse país na qualidade de quadro da ONU,como Director Executivo da UNITAR. Um cargo equiparado a vice secretario geral da ONU.Ele é filho de pais caboverdianos, nascido na Guiné Bissau.

    ResponderEliminar
  2. O Chamado Emigrante na Suiça é simplesmente este senhor:
    Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas visita Cabo Verde 18 Abril 2011
    O Secretário-Geral adjunto das Nações Unidas e director executivo do Instituto das Nações Unidas para a Formação e Pesquisa (Unitar) está em Cabo Verde para uma visita oficial de seis dias.

    Carlos Lopes participa nesta segunda-feira na cerimónia de abertura do Congresso de Quadros Cabo-verdianos da Diáspora, que acontece no Mindelo, de 18 a 21 de Abril.

    Ainda em São Vicente, o Secretário-Geral adjunto das Nações Unidas será recebido pelo Presidente da República. Na capital do país, Lopes terá encontros de trabalho com membros do Governo para discutir o portfolio de cooperação de Cabo Verde com a instituição que dirige.

    Natural da Guiné-Bissau, Carlos Lopes foi nomeado para o cargo de director executivo do Unitar a 1 Março de 2007, mas exerce ainda as funções de director interino do Colégio do Pessoal das Nações Unidas, desde Novembro do mesmo ano.

    Especialista em desenvolvimento e planeamento estratégico, este bissau-guineense tem contribuído para a investigação sobre questões de desenvolvimento. É autor de 22 livros e já leccionou em universidades e instituições académicas em Lisboa, Coimbra, Zurique, Uppsala, México, São Paulo e Rio de Janeiro.

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.