quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CV(Asemana):Observadores internacionais registam “intimidação” e “tentativa de compra de votos”

“Tentativa de compra de votos na capital e em São Vicente” e “intimidação e pressão” foram algumas das “lacunas” registadas pelos observadores internacionais da União Africana (UA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que acompanharam a primeira volta das eleições presidenciais em Cabo Verde.
PRAIA-Numa conferência de imprensa na tarde desta segunda-feira, 8, os líderes das missões africanas deram os parabéns pelo acto eleitoral “livre e transparente”, mas consideraram que houve algumas lacunas no dia 7 de Agosto.
David Kangah, que liderou a comitiva da CEDEAO, disse aos jornalistas que a missão “tomou conhecimento de certas preocupações relativas à existência de pressão ou manipulação de consciências registadas após o encerramento da campanha eleitoral”. Também registou “atrasos nas aberturas de algumas urnas”, “alguns incidentes e agressões em algumas assembleias de voto”, além de uma “fraca adesão às urnas”.
Por isso, recomendam que medidas concretas sejam tomadas para que não haja essas "lacunas". Propõem, aliás, “datas mais favoráveis”, “medidas adequadas e paliativas contra práticas de intimidação e pressão exercida sobre os eleitores, em particular, no dia da votação” e por último “instaurar um quadro que permita o envolvimento da sociedade civil no processo eleitoral e, em particular, através de observações das eleições”.
Da parte da União Africana, o líder da missão, Pascal Gayama, disse aos jornalistas que também registaram “atrasos na abertura de algumas mesas”, “as cores das urnas não foram transparentes” e “algumas tentativas de ‘compra’ de votos na capital e na ilha de São Vicente”.
Esta missão realça a “ausência dos representantes do candidato Joaquim Jaime Monteiro em quase todas as mesas de voto do país”.
Neste sentido, estes observadores que estiveram nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal, Santo Antão e Fogo, recomendam “o uso de cor transparente", como garante de confiança por parte dos eleitores, "maior rigor no que tange ao respeito para com o período de encerramento oficial da campanha eleitoral" e a "exibição das fotos dos candidatos nos perímetros de locais de voto”.
IMN
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4491417540628377636
Foto:Expresso das ilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.