terça-feira, 9 de agosto de 2011

CV(Inforpress):Presidenciais: Não me embalo na euforia da vitória – Jorge Carlos Fonseca



PRAIA-O candidato Jorge Carlos Fonseca afirmou, hoje, que, embora motivado pela vitória na primeira volta das presidenciais, não embala na euforia da vitória, prometendo desenvolver uma campanha pela positiva, para vencer o escrutínio de 21 de Agosto.
Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, Jorge Carlos Fonseca, que vai para a segunda volta com Manuel Inocêncio Sousa, apoiado pelo PAICV, admitiu que vai ser uma disputa renhida, mas salientou que será “um combatente limpo, leal e com absoluto respeito pelas regras do jogo democrático”.
“Encaro esta segunda volta decidida e democraticamente como uma oportunidade para poder continuar a esclarecer o eleitorado sobre quem é Jorge Carlos Fonseca e qual é a sua visão para o nosso país”, disse, apelando a todos que, no dia 7 de Agosto, votaram nele que voltem a fazê-lo, confirmandom, uma vez mais, com redobrada convicção, a sua escolha.
Questionado se o “apelo de união” feito, esta segunda-feira, pelo presidente do PAICV, José Maria Neves, não constitui uma ameaça à sua candidatura, já que a soma dos votos das duas candidaturas da área do PAICV ultrapassa os 50 por cento de votantes, o candidato disse que a segunda volta será uma nova eleição.
Aí a escolha tem de ser clara. Ou um presidente que é prolongamento do Governo, que tem apenas um percurso político, ou um presidente que tem equidistância entre as forças políticas e tem um percurso de largos anos de cidadania, de trabalho na sociedade cabo-verdiana e que é o único que pode garantir condições para o equilíbrio do sistema político e estabilidade institucional”, explicou.
Jorge Carlos Fonseca argumentou que ele é um candidato de “mão livres” que, embora apoiado por diversas quadrantes e forças políticas, saberá, em todos os momentos, ser uma voz diferente e independente.
“Comigo, será Cabo Verde e as suas gentes que estarão sempre à frente (…) Acredito que Cabo Verde pode ter em mim um presidente ‘di sperança’”, frisou, acrescentando que, com ele na presidência, o Governo terá uma pessoa capaz de cooperar de forma construtiva, criativa e que acrescente algo de positivo ao país.
O aspirante ao mais alto cargo da Nação indicou ter já iniciado os contactos para angariar mais votos nesta segunda volta das eleições.
Nenhum contacto directo com candidaturas ou candidatos que não passaram à segunda volta vai ser feita, garantiu o candidato, apontando que a sua conversa com o eleitorado cabo-verdiano será feita via comunicação social, nos comícios e através do contacto directo com todos.
“Será um contacto sem diferenciação e com os eleitores que votaram em mim no dia 7 de Agosto: aqueles que pretendiam votar em mim mas que acabaram por se abster, aos eleitores que não votaram, aqueles que votaram noutras candidaturas. Todos são donos dos seus votos e livres”, disse, afirmando que a escolha agora é mais simples.
Na conferência de imprensa, o candidato apoiado pelo MpD (oposição) e pelo Grupo Independente Movimentar Sal (GIMS - no poder nessa ilha) fez saber que já endereçou o convite para a realização do debate televisivo entre as duas candidaturas no sentido de garantir um esclarecimento eleitoral mais abrangente.
A campanha para a segunda volta arranca esta quinta-feira (11) e Jorge Carlos Fonseca garante que tem já tudo pronto para mais uma maratona de confirmação e alargamento dos votos conseguidos no dia 7 de Agosto.
Já esta manhã, o candidato esteve reunido com os representantes das confissões religiosas e, à tarde, mantém contactos com a população da Cidade da Praia.
MJB
Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.