quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CV:FALECEU ARISTIDES MARIA PEREIRA PRIMEIRO PRESIDENTE DE CABO VERDE

O primeiro presidente da República de Cabo Verde, Aristides Maria Pereira, faleceu esta madrugada em Coimbra onde encontrava-se internado há algum tempo (desde 03 de Agosto). Recentemente foi submetido a uma intervenção cirúrgica a um pé nos Hospitais da Universidade de Coimbra, que aparentemente "correu bem", segundo revelou na altura uma fonte daquela unidade hospitalar portuguesa.


Em Setembro de 2010 já tinha sido internado nos HUC devido a uma fratura idêntica, do lado direito, tendo-lhe sido, então, colocada uma prótese.

"Braço direito" de Amílcar Cabral na luta armada pela independência na Guiné, Aristides Maria Pereira foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, de 1975 a 1991, altura em que com o primeiro-ministro Pedro Pires (actual Presidente da República cessante) abriu o país ao multipartidarismo, e às primeiras eleições democráticas.
Aristides Pereira foi um dos fundadores do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, que visava a independência conjunta das então colónias portuguesas Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Nascido a 17 de Novembro de 1923, na ilha da Boavista, Aristides Maria Pereira estava afastado da vida política activa há mais de duas décadas.

Em 2002 lançou "Uma Luta, Um Partido, Dois Países", uma obra marcante para o conhecimento da luta da independência da Guiné e Cabo Verde.
A 18 de Janeiro de 2011 lança o segundo livro"Discursos da Mudança" na cidade da Praia- Cabo Verde.
BIOGRAFIA
Aristides Maria Pereira (Boavista, 17 de Novembro de 1923 - ) foi presidente da república de Cabo Verde.
Começa a sua vida profissional a trabalhar como rádio-telegrafista, onde chega a Chefe dos Serviços de Telecomunicações, na Guiné-Bissau.

A partir dos anos 40, Aristides Pereira, envolve-se na luta pela independência de Cabo Verde. Juntamente com Amílcar Cabral, funda o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, assumindo o cargo de secretário-geral, em 1973.

Com a conquista da independência, em 1975, Aristides Pereira torna-se o presidente da república de Cabo Verde, cargo que mantém até 1991. Em 1991, e após eleições democráticas, Aristides Pereira perde para António Mascarenhas Monteiro.
Fontes:diversos
Link sobre informações do segundo livro de A.Pereira-http://www.rtc.cv/index.php?paginas=13&id_cod=8356

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.