quarta-feira, 21 de setembro de 2011

HOLANDA:GOVERNO DIVULGA ORÇAMENTO PARA O PRÓXIMO ANO

HAIA-Terceira terça-feira de Setembro, conhecida na Holanda como ‘Prinsjesdag’, é o dia em que o governo holandês divulga seu orçamento para o próximo ano político. No seu discurso anual no parlamento, a rainha Beatriz anunciou os planos do governo de cortes orçamentais drásticos para lidar com a crise financeira que persiste na Europa.

Beatriz, o príncipe herdeiro Willem Alexander e sua esposa, a princesa Máxima, atravessaram o centro histórico de Haia do palácio Noordeinde até o Hall dos Cavaleiros na carruagem real, como fazem todos os anos nesta data.

Milhares de pessoas foram às ruas para ver a passagem da família real. Após o curto trajecto, a rainha discursou numa sessão conjunta das duas câmaras do parlamento. O seu discurso é escrito pelo governo e seu papel, no caso, é apenas cerimonial.

Cortes

Ao longo da tarde, o ministro das Finanças, Jan Kees de Jager, apresentou a tradicional pasta contendo o orçamento do próximo ano à segunda câmara do parlamento, acto que foi seguido de um debate.

O conteúdo dos documentos caiu nas mãos da imprensa na semana passada, mas os deputados concordaram a limitar-se a comentar, ao invés de debater as cifras, até que o orçamento fosse oficialmente apresentado no discurso da rainha. Os documentos parecem confirmar que a coligação minoritária de centro-direita continua com seu plano de cortes de 18 bilhões de euros. Os críticos dizem que o governo holandês está ignorando a probabilidade da crise do euro agravar-se.
Fonte:RNW
Foto:RNW

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.