segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CV:POLICIA JUDICIÁRIA CABO-VERDIANA APREENDE UMA TONELADA E MEIA DE COCAÍNA NA PRAIA


PRAIA-A Polícia Judiciária apreendeu perto de 1500 kg de cocaína na Praia, a maior apreensão de droga em Cabo verde e também a maior este ano na África Ocidental. A droga está avaliada em um milhão e meio de contos, a preço cabo-verdiano.
Nesta mega-operação que contou ainda com a colaboraçã da polícia holandesa, foi realizada no sábado e domingo onde estiveram envolvidos mais de 50 elementos, na maior operação da PJ.
Foram apreendidos ainda cinco viaturas topo de gama, várias armas como metralhadoras, uzi, uma grande quantidade de muniçoes de alto calibre, elevadas quantias de dinheiro em notas de escudos cabo-verdianos, euros mas também divisas da américa latina. Quatro cabo-verdianos foram presos.
Esta mega-operação que estava a ser planeado há mais de um ano decorreu em três locais diferentes ao mesmo tempo: num edifício na Achada Santo António, e em outros dois apartamentos em Palmarejo.
Foram ainda apreendidos computadores, chips de telemóveis e equipamentos diversos que podem servir como provas.
Que organização é essa? A riqueza, as origens e como droga chegava a Cabo Verde
Esta organização tinha ramificações em Cabo Verde e trazia a droga da América Latina para Cabo Verde para depois ser introduzida no mercado europeu. As quatro pessoas presas durante a operação, viveram durante muito tempo na holanda, onde o chefe da organização já tinha sido condenado por tráfico de droga.
A organização agora desmantelada, tem propriedades espalhadas pela capital cabo-verdiana e os seus membros andavam em carros topo de gama. Segundo fontes da Polícia Judiciária, o transbordo da droga em Cabo Verde foi feito numa embarcação que custa mais de 15 mil contos, uma lancha rápida, que logo de seguida foi incendiada para não deixar provas.
Depois do transbordo, a droga seguiu para um armazém num prédio pertencente a um dos arguidos, onde foi apreendida este sábado. No domingo, também no seguimento da operação, a polícia apreendeu na casa de um dos elementos, várias armas de alto calibre, como metralhadores, uzis e munições.
Para se ter uma ideia do poder e da riqueza do grupo, eles compraram um condomínio inteiro na Praia, além de vários outros prédios espalhados pela capital do país, segundo a PJ.
A Polícia Judiciária agendou para breve uma conferência de imprensa para explicar os contornos desta operação.
SAPO/RTC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.