terça-feira, 29 de novembro de 2011

CV(Lusa):Arquipélago adopta plano estratégico de combate à sida até 2015, financiado pelo Fundo Global


PRAIA - O Comité de Coordenação de Luta contra a SIDA (CCS-SIDA) adotou hoje, na Praia, o Plano Nacional de Luta contra a Sida 2011-2015 (PENLS), financiado pelo Fundo Global em cerca de 8,9 milhões de euros.


Segundo a ministra da Juventude, Emprego e Valorização dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, que presidiu aos trabalhos do CCS-SIDA, a adoção formal do III PENLS com as propostas feitas na reunião de hoje cria as condições para a sua aprovação em sede de Conselho de Ministros.
Fazendo um balanço do combate à Sida no país, a governante admitiu que houve falhas e lacunas, mas reconheceu os avanços conseguidos desde 1986 e lembrou que a luta contra a Sida é de toda a sociedade, devendo ser assumida por todos os setores da sociedade civil.
O Plano Estratégico de Luta contra a Sida prevê até 2015, seis eixos fundamentais de atuação que abrangem gestão da informação estratégica sobre a situação e a dinâmica da epidemia, a prevenção da infeção, o tratamento e cuidados continuados, bem como a promoção de um ambiente ético e jurídico favorável.
Em termos de objetivos específicos, o coordenador do CCS SIDA avançou que o plano prevê a continuação da prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho) da doença, a disponibilização gratuita dos medicamentos anti-retrovirais a todos os infetados que deles precisam, o reforço da prevenção tanto para a população em geral como para os grupos considerados de risco, além de trabalhar para que a segurança transfusional seja cada vez maior.
Para conseguir diminuir a taxa de prevalência, José António dos Reis assegurou que o CCS SIDA irá continuar a trabalhar na prevenção dos grupos mais vulneráveis e com comportamentos de risco como os profissionais do sexo e consumidores de droga.
"Pela primeira vez vamos iniciar um trabalho de despistagem e seguimento dos homossexuais que é um grupo do qual não temos quase nenhuma informação em Cabo Verde. Temos estado a trabalhar com esses sub-grupos, já que verificamos que há um aumento de novos casos em alguns sub-grupos, como os dos profissionais do sexo e dos usuários de droga. Em termos de população concentrada começamos já no dia 1 a despistagem nas cadeias de todo o país", explicou.
Segundo dados do CCS SIDA, a taxa de prevalência da Sida na população em geral é de 0,8%, sendo que nas grávidas regista uma percentagem de 0,5%, nos profissionais de sexo de 5,3% e nos consumidores de drogas 3,6%. O número de casos acumulados até 2010 é de 3.299, com 727 óbitos.
Mais de dois milhões e 300 mil preservativos foram distribuídos ao longo dos anos, sendo o tratamento antiretroviral também gratuito e acessível a todos os pacientes que reúnam as condições para isso.
O terceiro Plano Estratégico de Luta contra a Sida já tem financiamento garantido do Fundo Global, de 8,9 milhões de euros, que representam cerca de 80% do total orçamentado. Os restantes 20%, segundo José António dos Reis, deverão ser conseguidos junto dos parceiros internacionais.
CLI./Lusa/FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.