segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Holanda-Brasil: relações bilaterais ainda podem melhorar

RIO DE JANEIRO-O ministro Henk Bleker, da Agricultura e Comércio Exterior, abriu nesta segunda-feira no Rio de Janeiro um seminário sobre oportunidades e negócios entre Holanda e Brasil. Bleker veio acompanhado de um grupo de quarenta empresários e também se reuniu com empreendedodores holandeses estebelecidos no Brasil. Pela primeira vez no país, o ministro ainda aproveitou a passagem pelo Rio para conhecer o estádio do Maracanã, onde será realizada a final da Copa de 2014.
O principal objetivo do seminário era a aproximação de empresas holandesas do mercado brasileiro e a proposta de que para as empresas brasileiras pode ser interessante abordar o mercado europeu através da Holanda. Também foi orgnizada uma rodada de negociações pré-agendadas para empresários brasileiros e holandeses interessados em firmar parcerias.
De acordo com Bleker, a área que oferece maior oportunidade de crescimento nos próximos anos nas relações comerciais entre Holanda e Brasil é o setor de energia:
“Exploração de gás e petróleo offshore e energia sustentável. E em segundo lugar, tudo o que tem a ver com transporte e o setor de logística, portos e desenvolvimento de portos. Estes são setores muito importantes. Também podemos aprender muito uns com os outros no setor de alimentos. O Brasil ja está bastante adiantado nisso, mas podemos trabalhar juntos, cooperando para chegar a um nível mais elevado”, acredita Bleker.
Diplomacia econômica
Para reforçar a diplomacia econômica entre os dois países, a Holanda estará abrindo nos próximos meses três escritórios – em São Paulo, Rio e Brasília – para atender empresas que queiram iniciar negócios no Brasil e vice-versa.
Amanhã, o ministro também assina um Memorandum of Understanding com o Brasil na área de ciência e tecnologia. O documento representa uma ação no mais alto nível político para intensificar a cooperação neste setor.
“Isso significa que faculdades e universidades técnicas na Holanda e no Brasil poderão, com o apoio do governo, trabalhar em conjunto e criar programas de formação científica em determinados terrenos, como o de energia sustentável”, comenta Henk Bleker.
Relações mais duradouras
Brasil e Holanda têm ótimas relações comerciais. Há anos a Holanda aperece entre os três maiores investidores no país, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Mas alguns pontos podem ser trabalhados para que estas relações se tornem ainda melhores.
“Acho que ainda temos que fazer nosso melhor na Holanda para deixar claro para as empresas holandesas que há uma perspectiva real de crescimento no Brasil e que nós temos que estar presentes. Esta é uma fase crucial para o Brasil e nos próximos dez anos haverá programas significativos de investimentos em diversos campos. Esse é um lado da medalha. Por outro lado, temos que procurar fazer com que as relações sejam duradouras. Uma das preocupações que as empresas holandesas têm agora é que a cooperação às vezes é de curta duração, para projetos específicos, e elas prefeririam manter relações duradouras com empresas locais no Brasil. Então temos dever de casa para os dois países”, conclui o ministro.
Por Mariângela Guimarães (Foto: MG)
http://www.rnw.nl/portugues/article/holanda-brasil-rela%C3%A7%C3%B5es-bilaterais-ainda-podem-melhorar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.