segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

AFRICA:Vídeo de turista com gorilas selvagens no Uganda visto por mais de um milhão de pessoas


Sem ninguém o esperar, uma família de gorilas selvagens sentou-se ao lado de um turista de visita ao Parque Nacional de Bwindi, no Uganda. A mãe lambeu-lhe a cara e uma das crias tirou-lhe folhas do cabelo. O vídeo, há uma semana no YouTube, já foi visto por mais de um milhão de pessoas.
Bwindi significa “impenetrável”. Esta área protegida, criada em 1942 como reserva florestal e depois em 1994 como parque nacional, cobre 327 quilómetros quadrados de vegetação densa, com vales profundos e encostas cobertas por floresta.

John, um turista norte-americano, vivia o seu último dia de visita ao parque nacional quando foi surpreendido por uma família de gorilas – o pai, a mãe e três crias – que se sentou junto a si.

O homem, sentado à beira de um trilho, permanece imóvel enquanto os animais se aproximam, se sentam e interagem com ele. Para não os assustar, John tenta não se mexer enquanto uma das crias lhe tira folhas do cabelo e a mãe lhe mexe na cabeça e lhe lambe a cara.

“Nada foi encenado”

No início do vídeo, John explica que “tudo aconteceu de uma forma muito natural”. E acrescenta: “Nada foi encenado. Foi uma interacção inocente com gorilas selvagens e foi absolutamente fantástica.”

Esta região, no Sul do Uganda – a 540 quilómetros de Kampala –, alberga uma importante população de gorilas, em estado selvagem. Segundo a organização ecologista WWF (Fundo Mundial da Natureza), um censo de 2006 registou 302 gorilas em Bwindi. Este ano, as autoridades ugandesas começaram a trabalhar num novo censo e os resultados são esperados no Verão de 2012.

Os gorilas da montanha vivem em grupos de dois a 40 indivíduos, liderados por um macho dominante. Estima-se que existam apenas 790 gorilas da montanha em todo o planeta, distribuídos por áreas protegidas da República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda.
Por Helena Geraldes
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1526496#

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.