sábado, 24 de dezembro de 2011

CV(Liberal):D. Arlindo Furtado dirige-se aos cabo-verdianos

SANTO NATAL E FELIZ ANO NOVO
«O mundo vive, em nossos dias directa ou indirectamente, uma grande crise económica e social. É uma dolorosa realidade que a todos preocupa. Mesmo o grande consumismo nesta época do Natal acaba por sentir o impacto dessa situação», pode ler-se na Mensagem de Natal do Bispo, reproduzida na íntegra por Liberal

foto
MENSAGEM DO NATAL 2011 E DO ANO NOVO
Caríssimos Diocesanos,
Caros amigos
Aproximamo-nos já a passos largos do dia feliz da celebração do Natal do Senhor Jesus. Na verdade, Deus, na sua infinita condescendência, veio ter connosco, fez - Se um de nós no seio da Virgem Maria, tornou - Se um connosco, o Emanuel.


A existência de Jesus e o Seu nascimento em Belém constituem uma realidade histórica consoladora para nós, tanto Deus nos toma a sério, tanto Ele nos ama, Se interessa por nós, cuida de nós.


Deus faz - Se Menino em Jesus de Belém, para ser nosso companheiro no percurso da nossa vida, do princípio até à plenitude, que é o encontro definitivo com o Pai. Esta é uma Boa Notícia para todos e nos enche de uma terna alegria, trazida pela candura da presença de Deus Menino de Belém.
Trata-se de uma alegria genuína, profunda, que parte do interior de nós mesmos, onde, pela fé, nos encontramos com o Deus Salvador, que vem a nós e nos dá o verdadeiro sentido da vida e nos interpela para a comunhão de amor. Por nossa vez, nós o acolhemos com carinho e do nosso coração irradia a felicidade desse encontro, que se exprime na nossa relação com os outros e com todo o nosso ambiente exterior.


As luzes, as cores e as ornamentações desta ocasião do Natal querem exprimir precisamente esse nosso estado de espírito, que deve ser verdadeiro. Por isso, não faz sentido preocuparmo-nos em demasia com aparências exteriores, secundarizando aquilo que é realmente essencial e que as deve motivar, ou seja, o nosso estado de espírito, o encontro profundo com Jesus Salvador, Luz da nossa vida, fonte da nossa alegria. É esse encontro autêntico com Jesus que dá conteúdo e motiva a forma intensa e calorosa como as pessoas se relacionam nessa quadra festiva, durante o ano, durante toda a vida, transmitindo mensagens de alegria, de esperança, de paz, testemunhando o amor e candura.


Uma das marcas da vivência deste tempo de Natal é a preparação do presépio, com grande poder evocativo do nascimento de Jesus em Belém, acolhido por Maria, José, os Anjos, os Pastores. É desejável, recomendável e importante que cada família envolva todos os seus membros, especialmente as crianças, na preparação do presépio familiar, aproveitando a oportunidade para explicar aos filhos o significando de cada personagem e o respectivo papel no contexto natalício.


A complementar a própria explicação e o diálogo que daí advém, que tal a ideia de ler, serenamente, as passagens bíblicas (Lc 1, 26- 2, 40; Mt 1, 18- 2, 18) referentes a esses episódios? É que não há nada como a Palavra de Deus que, pela sua força própria, atinge o coração e a alma dos ouvintes. Essas experiências partilhadas não só exprimem a união da família, como ainda servirá de estímulo para a intensificar ainda mais, consolidando-a sobremaneira.


A Diocese de Santiago divulgou em todas as paróquias uma pagela com uma oração feita de propósito para ser recitada a favor da nova evangelização, que todos somos convidados a promover, pelo anúncio e pelo testemunho da nossa vida. Que tal a ideia de, à volta do presépio, recitar toda a família reunida essa oração, em união com toda a Diocese? Será uma bela expressão de sermos uma só Igreja de Cristo, unida no amor e na missão!


O mundo vive, em nossos dias directa ou indirectamente, uma grande crise económica e social. É uma dolorosa realidade que a todos preocupa. Mesmo o grande consumismo nesta época do Natal acaba por sentir o impacto dessa situação.
Mas, pensando bem, podemos ver facilmente que, por detrás desta situação de crise económica e social, está uma crise moral, mais profunda e mais grave, em que os valores fundamentais como a realidade de Deus e uma adequada relação com ele; o sentido da vida e a dignidade do homem, de todo o ser humano; a consciência dos direitos, dos deveres, da justiça, da honestidade, do respeito mútuo, da solidariedade e da gratuidade; esses valores fundamentais, dizia, são desconsiderados; enquanto as diversas formas do egoísmo, do individualismo, da ganância selvagem predominam. Ora tudo isso cria um desequilíbrio no interior do homem e vicia as relações entre as pessoas, afectando também a equidade económica, financeira e social, com todo o seu rol de inquietações, de inseguranças, de sofrimento, de miséria. Se quisermos eliminar os efeitos, devemos ir à fonte e cuidar das causas.


Espero bem que a festa do Natal, revelando-nos o essencial da nossa existência e da nossa vida, nos ajude a tirar lições basilares para o futuro, promovendo as relações essenciais e adequadas com Deus, com o próximo e com a nossa própria consciência; assumindo uma atitude de vida simples, digna, honesta, solidária e fraterna. Assim, Jesus que veio ao mundo e passou a vida fazendo o bem, será verdadeiramente para nós o Caminho, a Verdade e a Vida. Então a nossa alegria será perene e todos os dias serão Natal.


Neste Natal de 2011 e no limiar do Novo Ano de2012, a Diocese de Santiago de Cabo Verde faz votos para que o Senhor lhe conceda a si e aos seus entes queridos:
- O dom de sabedoria e de inteligência, para apreciarem rectamente todas as coisas segundo Deus;
- O dom de fortaleza, para se conservarem firmes nos seus bons propósitos;
- O dom do conselho, para uma boa orientação da própria vida e para ajudar os outros;
- O dom da piedade, para uma relação filial com Deus, fraterna e solidária com todos.
Santo Natal e Feliz Ano Novo
†Arlindo Gomes Furtado, Bispo
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=34728&idSeccao=542&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.