sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CV-INF:Visita à África do Sul foi amplamente concertada com o Governo – Presidente da República

PRAIA-Em conferência de imprensa, hoje, na Cidade da Praia, o chefe de Estado disse que desde início da visita procurou conhecer o modelo do evento, bem como a dimensão de participação, sobretudo de chefes de Estado e de Governo. 

Segundo o PR, várias vezes esta visita foi “articulada” com o executivo de José Maria Neves, seja na pessoa do primeiro-ministro, seja com o ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges.
“Pudemos de maneira útil discutir o interesse de Estado, o perfil, o que se pretendia e a melhor maneira de se conseguir os objectivos que interessam a Cabo Verde”, declarou Jorge Carlos Fonseca, acrescentando que recebeu o convite para participar no centenário do Congresso Nacional Africano (ANC), que é uma instituição africana com uma “importância histórica” reconhecida no combate anticolonial e em especial na luta contra o apartheid na África do Sul.

Para o chefe de Estado, a participação dele nas comemorações do centenário do ANC permitiu-lhe encontrar-se com vários chefes de Estado e do Governo africanos, uma ocasião que considera muito rara e só acontece normalmente por altura das cimeiras da União Africana.

Foi ainda ocasião para o Presidente cabo-verdiano se encontrar com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, com quem tentou uma aproximação pessoal e dialogou sobre questões da cooperação a diversos níveis entre os dois países.

Jorge Carlos Fonseca revelou à imprensa que aproveitou a sua estada na África do Sul e convidou o Presidente Zuma a visitar Cabo Verde, cuja data será acordada por via diplomática.

“Vamos contactar o Governo de Cabo Verde, seja através da chefia do Governo, seja por intermédio do Ministério das Relações Exteriores para que, de forma articulada, para que se concretize esta visita que seria muito importante para Cabo Verde”, o Presidente da República.

LC -
Inforpress/Fim
http://noticias.sapo.cv/inforpress/artigo/128737.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.