quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CV:Autor de Psicopatologia da Miséria afirma que Cabo Verde não é de desenvolvimento médio mas sim sub-desenvolvido

PRAIA- A obra de pesquisa retrata aspectos que o autor afirma considerar miseráveis nomeadamente, prostituição juvenil, drogas, suicídio, entre outros e também alguns pontos em que critica o estado cabo-verdiano.

O livro Psicopatologia da Miséria de Irineu Gomes foi lançado ontem (17) enquadrado na comemoração dos catorze anos da criação da Ordem dos Médicos e do décimo aniversário do Dia Nacional do Medico.
A obra de pesquisa retrata aspectos que o autor afirma considerar miseráveis nomeadamente, prostituição juvenil, drogas, suicídio, entre outros e também alguns pontos em que critica o estado cabo-verdiano.

De acordo com Gomes, o livro divide-se em dois momentos. No primeiro ele fala daquilo que considera coisas miseráveis em termos de existência do ser humano, como a prostituição juvenil, o alcoolismo e outras drogas.

Ainda ele fala das crianças das crianças que dizem crianças de rua ou na rua e questiona se não serão crianças sem lar e também ele fala da fome em Cabo Verde.

\\\"Há um segundo momento que falo do Estado, o problema da descentralização (é a minha tese de doutorado), em que temos o Hospital Regional de Santiago Norte, de Ribeira Grande, do Sal.

Acho que não se deve falar em Hospital Regional se o Estado não está administrativamente dividido em regiões\\\", afirma, acrescentando que temos dois que temos dois hospitais centrais e que só um pode ser central.

O autor sublinha que a crítica que faz no livro é para o bem de Cabo Verde e que em certos momentos faz revelações um tanto violentas, como a de que para ele Cabo Verde não é um País de Desenvolvimento Médio, mas sim Sub-Desenvolvido, dependente.

\\\"Falei de jovens universitárias que têm os titios que pagam-lhes as propinas. Essa é uma forma terrível de querer se formar, de querer subir na vida e a prostituição masculina também\\\", revela.

Na obra que demorou, segundo o autor cinco anos para ser compilada em duzentos e vinte e sete páginas pode-se ler muito sobre aspectos da realidade do País.
fonte: REDAÇÃO, com RCV (Gilvanete Chantre)
http://www.rtc.cv/index.php?paginas=21&id_cod=3731

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.