sábado, 21 de janeiro de 2012

CV:GOVERNO DE CABO VERDE CONDECORA DIPLOMATA MAARTEN GISCHLER

Holanda
ROTTERDAM – A Embaixadora Maria de Jesus Mascarenhas, representante de Cabo Verde junto dos Reinos da Bélgica e da Holanda e ainda junto da União Europeia, condecorou esta semana, em Roterdão, o diplomata holandês Maarten Gischler com a Menção Honrosa de Prestigio pelo seu trabalho em prol da ajuda à cooperação com o nosso país Cabo Verde.

Maarten Gischler trabalhou 5 anos na embaixada da Holanda no Senegal como responsável pela pasta da cooperação e nesse sentido desempenhou um importante papel para o incremento da cooperação da Holanda com Cabo Verde.

Na sua alocução durante o acto de entrega da condecoração do Estado de Cabo Verde ao diplomata, Maria de Jesus Mascarenhas mencionou o facto de Maarten Gischler ter desempenhado um papel importante nas relações bilaterais entre os dois países numa altura em que o nosso país foi graduado ao grau de países de desenvolvimento médio e, por isso, foi retirado da lista dos países beneficiários da ajuda ao desenvolvimento por parte da Holanda.
Continuou Mascarenhas exemplificando os multiplos projectos aprovados a favor de Cabo Verde ao abrigo dos programas holandeses PSOM E ORET e que culminaram recentemente com a aquisição do novo barco da guarda costeira baptizado como o nome “Guardião” e outros projectos que estão em carteira ao abrigo de novos instrumentos de cooperação como o PSI E ORIO.

Para além desses programas de apoio que contaram com uma entrega notável do diplomata holandês, a Embaixadora Mascarenhas destacou ainda o trabalho de M. Gischler no projecto Fast Ferry, no centro único de energias renováveis em quatro ilhas de Cabo Verde e vários outros projectos no quadro da parceria do nosso arquipélago junto da União Europeia e da ajuda ao orçamento do Estado; reforma das Finanças públicas de entre outros programas importantes que o nosso país tem beneficiado.

Ao usar da palavra, emocionado, Maarten Gischler - que estava acompanhado da companheira, amigos e dos pais -, disse ter chegado à Embaixada da Holanda em Dakar como secretário e partiu como secretário da Embaixada mas que durante esse tempo aprendeu a gostar de Cabo Verde e o nosso País ganhou mas um embaixador defensor da causa cabo-verdiana para toda a vida. Maarten salientou também que a diplomata que o substituiu no cargo vai continuar a dar seguimento ao trabalho desenvolvido, estando no preciso momento em S.Vicente para estudar a forma de apoiar o projecto do alargamento do Porto Grande de S. Vicente, e a melhor forma de receber os barcos cruzeiros e a construção da Marina. Projectos que, caso forem avaliadas positivamente, o governo holandês irá contribuir substancialmente para as suas execuções.

Estiveram presentes na cerimónia representantes do MpD, José Silva e da UCID, Pedro Soares o representante da Câmara de Roterdão, Arnout Nuijt, outro grande amigo de Cabo Verde, o presidente da Casa de Cultura João Ortet, Luís Fortes Presidente da Fundação os amigos, o cônsul de Cabo verde na Holanda, Felino Carvalho de entre outros convidados.
Com Norberto Silva, em Roterdão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.