sexta-feira, 16 de março de 2012

CV(Liberal):IFH OFERECE MILHÕES SEM CONCURSO PÚBLICO

José Maria Neves vai dar a bênção... Sem qualquer propaganda ou alarido, todo o pessoal da Imobiliária Fundiária e Habitat, empresa pública cabo-verdiana, já se encontra novamente na sede da empresa, na Achada de Santo António, agora completamente remodelada. Na segunda-feira, o Primeiro-ministro vai dar a bênção aos gastos luxuosos

foto
Praia, 15 de Março 2012 - Quando, na próxima segunda-feira, 19, José Maria Neves chegar à Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH), vai encontrar um edifício praticamente novo e com mobiliário topo de gama, próprio de uma empresa que há dois anos passava por sérias dificuldades e que, de repente, começa a dar sinais de muita ostentação num período de crise imobiliária profunda em que quase não se vende nada. Aliás, que se saiba, não houve, por enquanto, qualquer explicação para o desafogo repentino da empresa. Nem mesmo os apartamentos construídos em Achada de São Filipe a IFH consegue vender… Continuam desocupados, tal é a péssima qualidade dos mesmos.
Enquanto se gasta luxuosamente de um lado; do outro, estão as reclamações dos trabalhadores que tardam em ser satisfeitas.
Só que os sindicatos já estão na posse de outros dados comprometedoras para a gestão de Paulo Soares, o presidente do Conselho de Administração, que teima em cumprir as reivindicações dos trabalhadores, mas não tem mãos a medir nos gastos em obras ou em assuntos supérfluos.
As obras de remodelação na sede da IFH, orçamentadas inicialmente em 90 mil contas, realizadas em parte com recurso a empréstimo bancário, conforme conseguimos apurar junto de fonte sindical, já chegaram aos 120 mil contos cabo-verdianos e ainda não estão acabadas.
Para aguçar ainda mais as críticas, Paulo Soares e seus pares, em vez de entregarem a obra a uma empresa de construção civil cabo-verdiana - num sector cada vez mais sufocado pela concorrência das construtoras estrangeiras - decidiram entregá-la à empresa portuguesa Monte Adriano… e sem concurso público!
Mas há mais gastos: “só a empresa que fez o projecto de decoração, abocanhou cerca de 15 mil contos”, conta-nos a nossa fonte, indignada com o facto de a administração, paralelamente, ter estado a exigir sacrifícios aos trabalhadores e contenção de despesas, como a exigência de mais uma hora de trabalho sem a devida compensação financeira.

foto
Outra reivindicação dos trabalhadores é a actualização salarial, referente ao ano passado, ou mesmo a reposição do poder de compra tendo em conta a inflação registada. Em 2012, continuam sem falar no assunto e, cada vez mais, os trabalhadores da IFH vêm as suas conquistas irem por água abaixo. Foram suprimidos os subsídios de transporte e a isenção de horário a alguns trabalhadores.
Entretanto, o Conselho de Administração continua em viagens frequentes, sempre em classe executiva, alugando carros topo de gama e com alojamento em hotéis de luxo quando vai para o exterior.
Só nos últimos dois anos, a IFH já adquiriu seis viaturas novas e, durante esse período, já contratou 13 novos colaboradores, e parece que não se fica por aqui. Os dois últimos contratados são amigos do peito de membros da administração: um deles é primo do administrador Carlos Moura e colega de curso de Paulo Soares, o PCA.
São dados na posse dos sindicatos que brevemente irão ser confrontados com a administração da IFH, até verem satisfeitas as reivindicações dos trabalhadores. Caso contrário, fica a promessa de luta firme e decidida.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=35405&idSeccao=542&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.