quarta-feira, 9 de maio de 2012

EXPRESSO.CV:Centro Regional da CEDEAO lança projecto de pesquisa sobre energia solar



PRAIA-Um projecto de pesquisa intitulado: Desenvolvimento de um custo-benefício, modular Solar para a África: Projecto e teste de componentes, foi esta terça-feira lançado na Cidade da Praia pelo Centro Regional da CEDEAO para a Energia Renovável e Eficiência Energética (ECREEE).
O projecto é financiado através do acordo de financiamento entre a Comissão Europeia e o Grupo de Estados ACP sob a Pesquisa ACP para o Programa de Desenvolvimento Sustentável do 10º FED intra-ACP Envelope.

O projecto com a duração de três anos receberá um montante de concessão de 743,096.38 euros para um orçamento total de 1 milhão de euros.

O tema do projecto, que prevê beneficiar no futuro as populações dos vários países da região, nomeadamente Cabo Verde, é uma das prioridades temáticas articuladas em Ciência da África e Plano Tecnológico de Acção Consolidado (CPA).

O projecto, segundo o seu coordenador, David Vilar, visa, entre outros propósitos, desenvolver e melhorar a oferta de energia na região Oeste Africano, utilizando os raios térmicos do sol para a produção da electricidade.

"A ideia é produzir energia e vender a qualquer companhia eléctrica dos países da região a um custo real que possa ser competitivo no mercado", salientou.

Em termos de vantagem David Vilar afirmou "esta tecnologia é muito mais simples e pode ser desenvolvida pelos técnicos locais. Portanto, dispensa importação de conhecimento muito elevado".

Segundo David Vilar, a pesquisa vai permitir "saber como é que essa tecnologia se pode adaptar na região da África de Oeste, onde o potencial nesse sector é muito grande".

Conforme referiu David Vilar na ocasião, o projecto tem a duração de três anos, mas já no segundo ano vai se implementar uma experiência piloto para testar se essa tecnologia se adapta ou não na região.

Questionado sobre o envolvimento de Cabo Verde neste projecto, David Vilar disse que o país ainda não está incluído nesta primeira fase, mas garantiu que após resultados do estudo pode-se envolver a Universidade de Cabo Verde para também conhecer bem essa tecnologia e desenvolver pesquisas neste âmbito.

Por enquanto este projecto está numa fase de pesquisa aplicada com a l'Institut d'Ingénierie International de l'Eau et Environnement l'(2iE ) de Burkina Faso e Kwame Nkrumah Universidade de Ciência e Tecnologia (KNUST) de Gana.

A pesquisa é desenvolvida por essas universidades através de doutorandos, especialistas e pesquisadores que vão conduzir toda a pesquisa com o apoio técnico dos países da região, nomeadamente Cabo Verde.

O papel do ECREEE neste projecto é o de monitorar e divulgar o resultado da pesquisa realizada no campo das energias renováveis pelas universidades do Oeste Africano, particularmente na energia solar
9-5-2012
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/centro-regional-da-cedeao-lanca-projecto-de-pesquisa-sobre-energia-solar


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.