sexta-feira, 25 de maio de 2012

Expresso.cv:Primeira-dama visita Angola e troca experiências sobre empoderamento da Mulher


24-5-2012

A primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Dias Fonseca, foi recebida esta quinta-feira, em Luanda, pela secretária geral da Organização da Mulher Angola (OMA), Luzia Inglês, com o intuito de reforçar os laços de amizade e irmandade que unem os dois povos.

 
Durante as conversações, dado o interesse da primeira-dama de Cabo Verde, Luzia Inglês apresentou o ponto de situação sobre o funcionamento da organização que dirige, tendo dito na ocasião que Angola encontra-se em 10º lugar no mundo a nível de representação feminina nos mais diversos sectores do Estado.
 
Segundo a responsável da OMA, a mulher angolana está cada vez mais madura para exercer todas as funções políticas que lhe forem oferecidas, de maneira que continuam a esperar que a representação feminina em mais órgãos de decisão política registe um aumento com a realização das eleições que se avizinham.   
 
Mas, referiu, comparativamente aos números de 2008, a meta actual já é considerada uma vitória, apesar de se esperar muito mais.
 
Relativamente à conversa que teve com Lígia Fonseca, afirmou que as experiências são mais ou menos iguais e que, no decorrer da mesma, fez saber que reteve alguns aspectos que poderão ter como exemplo uma vez que a luta é comum.
 
Por outro lado, ao apresentar a sua experiência, a primeira-dama de Cabo Verde informou que no seu país existem mulheres a penetrar em sectores muito importantes como o económico, político, finanças, administração interna, saúde, família e juventude, entre outros.
 
Para si, esta tem sido uma caminhada feita com sucesso, mas com consciência que ainda há muito por fazer, "pois enquanto houver mulheres que têm oportunidade de vencer na vida e são descriminadas no trabalho pela sua condição a luta ainda não está terminada".
 
A seu ver, é necessário uma intervenção cada vez mais forte das mulheres na mediação de conflitos em África, pois as soluções apresentadas e a continuação dos mesmos mostram que os caminhos não têm sido os melhores.
 
"Se calhar está a faltar também ouvir a voz das mulheres nestes vários países e procurar soluções diferentes, pois estou firmemente convencida que a intervenção das mulheres ajudará na mediação desses conflitos. Tenho certeza que esta é a solução que falta começar a adoptar", opinou.
 
Lígia Fonseca disse que a visita serviu para trocarem experiências, tendo em conta o facto de existirem muitas coisas que podem aprender umas com as outras, mantendo cada vez mais firmes os laços que unem os dois países.
 
A primeira-dama visitou também o centro de aconselhamento da OMA, localizado no município da Samba, onde no final considerou ser uma experiência desenvolvida por uma organização não governamental "muito" interessante.
 
Por este motivo, acrescentou, espera ter a oportunidade de estabelecer contactos e partilhar a experiência com assuntos idênticos que existem em Cabo Verde.
 
O centro de aconselhamento, que conta com três juristas, recebe duas a três participações por dia. Actualmente os casos mais relevantes estão ligados à prestação de alimentos enquanto a solicitação para os casos de violência doméstica registaram uma diminuição.
 
A primeira dama, nestas deslocações, fez-se acompanhar pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Domingos Mascarenhas.

Fonte: Angola Press

 http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/primeira-dama-visita-angola-e-troca-experiencias-sobre-empoderamento-da-mulher

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.