quarta-feira, 13 de junho de 2012

CV:JCF ENTRE CUMPLICIDADES E AFECTOS

Visita do PR a Portugal
A deslocação do Chefe de Estado a terras lusas excedeu, segundo Liberal pôde apurar, todas as expectativas. Entre o oficial e o privado, o roteiro de Jorge Carlos Fonseca deixou marcas profundas no coração da nossa comunidade e estreitou os laços de cooperação entre os dois países

foto
Praia, 12 de Junho 2012 – O Presidente da República quis, à margem da sua visita oficial a Portugal, começar a deslocação a Lisboa para visitar, conviver e abraçar as comunidades cabo-verdianas residentes na grande região à volta da capital portuguesa. Cova da Moura, na Amadora, e Morronhos, em Oeiras, foram destinos para o roteiro de Jorge Carlos Fonseca que foi recebido com euforia e gestos de cumplicidade e amizade. Com os filhos da terra, o Presidente da República despiu-se de formalismos protocolares e ali se apresentou, olhos nos olhos, com a simplicidade que lhe é reconhecida e cada vez mais apreciada pelos cabo-verdianos.
foto
Memorável foi, de igual modo, o encontro com líderes associativos que decorreu na sede da CPLP, e juntou em animada conversa dirigentes da comunidade cabo-verdiana que confirmaram em Jorge Carlos Fonseca um interlocutor e ponte de unidade entre o arquipélago e a diáspora.
foto
Emocionante foi, por outro lado, a visita do Chefe de Estado aos Paços do Concelho da capital portuguesa, onde foi recebido com grande afectividade pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e autarcas de todas as forças políticas. O Presidente da República foi alvo de honras militares, tendo agradecido ao edil de Lisboa o acolhimento que tem dado à comunidade cabo-verdiana, e recebido das mãos deste a chave da cidade.
foto
De assinalar, também, a deslocação ao Palácio de Belém para um encontro com o Presidente Cavaco Silva, seguindo-se uma reunião entre as delegações cabo-verdiana e portuguesa. Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros português, Jorge Borges, ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, a embaixadora de Cabo Verde em Lisboa, Madalena Neves e o embaixador de Portugal na Praia, Bernardo de Lucena, juntaram-se aos dois presidentes para discutir a cooperação entre o nosso país e Portugal, bem como a situação político-militar na Guiné-Bissau.
______________
Arigo relacionado: http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36154&idSeccao=542&Action=noticia

http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=36172&idSeccao=542&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.