quarta-feira, 11 de julho de 2012

ANação:Arina já conseguiu mais de 30 candidatos a doadores de medula óssea


A recolha de amostra sanguínea para salvar Arina Duarte, a menina cabo-verdiana de quatro anos, já conta com mais de 30 “candidatos a super-heróis”. Várias pessoas, incluindo a embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Madalena Neves, deslocaram-se esta quarta-feira à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) para saber se têm compatibilidade para doar medula óssea a Arina e fazer esta criança voltar a sorrir.
Há seis meses a criança está evacuada de Cabo Verde para tratamento de aplasia medular, uma doença caracterizada pela disfunção da medula dos ossos, e está internada no Hospital Dona Estefânia (Lisboa). Arina precisa urgentemente de um transplante e por isso seus familiares lançaram um apelo na internet a procurar um doador compatível porque não há nenhum familiar compatível.
“Seja qual for a sua origem, mas fazemos o especial apelo ao cidadão africano, nomeadamente o cabo-verdiano, porque a criança em questão tem no seu código genético um traço muito específico, cuja probabilidade de encontrar alguma pessoa que partilhe desse traço aumenta dentro das pessoas da mesma origem”, apela a família cabo-verdiana.
Quem reside em Portugal pode consultar em que Instituição de Saúde perto da sua área de residência que faça parte do Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea. Eis o link: http://www.chsul.pt/index.php/pages/parcerias_banco_tecidos.

Caso seja cabo-verdiano morador no estrangeiro, para consultar o site do registo internacional de dadores de medula óssea e encontrar, no pais que reside, o local onde pode se dirigir, vá ao http://www.bmdw.org/
Para qualquer informação, enviar um email para: umdadiva.umsorriso.umvida@gmail.com This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
ODAIR VARELA







http://www.alfa.cv/anacao_online/index.php/destaque/2867-arina-ja-conseguiu-mais-de-30-candidatos-a-doadores-de-medula-ossea

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.