sexta-feira, 20 de julho de 2012

Expresso.cv:Estado da Nação: “Nós queremos um debate da verdade”, Fernando Elísio Freire

O Lider parlamentar do MpD, Fernando Elísio Freire afirmou esta sexta-feira, em conferência de imprensa que espera que a discussão sobre o Estado da Nação seja um debate franco e aberto.
Segundo Fernando Elísio Freire, Cabo Verde está, neste momento, a enfrentar vários problemas, e espera que o Governo leva para o parlamento um discurso de verdade.
"O Estado real da Nação, como sabem, neste momento é confrontado com elevada taxa de desemprego principalmente na camada jovem, é confrontado com défice habitacional muito grande, é confrontado com dificuldade de acesso das famílias aos principais bens e serviços, é confrontado com o crescimento económico muito franco e anémico, com défice externo e com uma elevada divida pública".
O líder parlementar do MpD referiu ainda que "esses dados são oficiais e reais, e esperamos que não venham ninguém pintar o país de cor de rosa, recusando aceitar a realidade, numa atitude de tentar de enganar os cabo-verdianos, de não aceitar a realidade para podermos vencer os desafios".
Para Freire, o primeiro passo para vencer o desafio é aceitar as dificuldades, é falar a verdade aos cabo-verdianos. Mas, acrescentou, há mais de 7 anos que o Governo tem dado sempre as mesmas justificações ao país.
"O Governo tem dado a desculpa da crise internacional, que não sabia, não previu, o que é muito grave para um Governo que deveria ter capacidade de previsão e que deveria também estar sintonizado com aquilo que é o sentimento e o pulsar do povo cabo-verdiano".
"Nos queremos que o debate seja um debate elevado, seja um debate ao serviço do país, que haja definitivamente uma definição clara, um discurso de verdade, que se fala verdade, que não se façam mais falsas promessas, que não se iludam mais os cabo-verdianos".
O debate sobre o Estado da Nação será no dia 23 de Julho.
Expresso das Ilhas.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.