domingo, 22 de julho de 2012

Expressodasilhas:Autárquicas'2012: Carlos Veiga satisfeito com adesão das pessoas às urnas


O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Carlos Veiga, mostrou-se hoje satisfeito com a adesão às urnas dos eleitores das duas mesas de Santa Catarina que tiveram de repetir o pleito de 01 de Julho. 

Os 769 eleitores de Cruz Grande e Boa Entrada, no concelho de Santa Catarina, tiveram de voltar às urnas hoje para a eleição dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipais depois de verem anulado pelo Supremo Tribunal de Justiça dos resultados de 01 de Julho, nestas duas localidades.

Instado pela Inforpress quanto à sua percepção em relação ao momento que se vive nas duas localidades, o líder do MpD considerou que "tudo está tranquilo, as pessoas estão a afluir às runas em número relevante".

Quanto à sua presença em Santa Catarina e nas duas localidades, em curtos espaços de tempo, Carlos Veiga justifica dizendo que está no concelho para "apoiar as duas candidaturas do partido, lideradas por Francisco Tavares para a Câmara Municipal, e José Martins para a Assembleia Municipal.

O líder "ventoinha", que segundo garantiu, vai "continuar todo o dia de hoje" em Santa Catarina, disse ainda esperar que "tudo corra bem".

Às 06:00 de hoje, o site da Direcção-Geral do Processo Eleitoral (DGAPE) www.dgape.cv confirmava como sendo dados provisórios oficiais que a candidatura do autarca cessante Francisco Tavares, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD) contava com mais votos tanto para a Câmara como para a Assembleia Municipal do que a de José Maria Veiga apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Para a Câmara, no início da repetição da votação de hoje, o MpD tem 7.451 votos 47,3 por cento (%), o PAICV 7.416 (47%), portanto mais 35 votos, e o Grupo Independente de Moisés Monteiro 460 (2.9%).

Para a Assembleia, o MpD obteve 7.407 votos (47%), o PAICV 7.401 votos (46.9%) e o Grupo Independente 503 votos (3.2%).

Agora tudo está a depender do voto dos 769 eleitores de Boa Entrada e de Cruz Grande, duas localidades disputadas "corpo a corpo" entre o Movimento para Democracia (MpD), que apoia o autarca cessante Francisco Tavares, e o PAICV que tem como candidato o ex-ministro das Infra-estruturas, José Maria Veiga, já que a candidatura independente Roteiro rumo a Santa Catarina de Moisés Monteiro, não esteve no terreno por achar que a sua mensagem já foi transmitida.

Para as eleições de 01 de Julho estiveram inscritos em Santa Catarina 21.555 eleitores, distribuídos por 73 mesas de voto, tendo a candidatura de José Maria Veiga solicitado ao STJ a impugnação em 43 mesas, alegando fraude generalizada.

Nas Autárquicas de 18 de Maio de 2008, a Câmara de Santa Catarina de Santiago foi disputada pelo MpD, que obteve 8.681 votos (54,56%), e pelo PAICV, que recebeu 7.229 votos (45,44%).

 22-7-2012/Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas
http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/autarquicas-2012--carlos-veiga-satisfeito-com-adesao-das-pessoas-as-urnas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.